Despedida: assim caminha a humanidade

Crédito: Reprodução

O ator Flávio Migliaccio, 85 anos, foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (4), no sítio dele em Rio Bonito, no Rio de Janeiro. As circunstâncias da morte ainda são investigadas pela polícia, mas uma carta escrita pelo ator foi encontrada junto ao corpo. Ainda segundo a polícia, o corpo foi encontrado pelo caseiro.

Crédito: Reprodução

Trechos como “A velhice neste país é o caos, como tudo aqui” e “A humanidade não deu certo” mostram a situação dramática em que vivia o ator, apesar da fama e de ser um dos nomes mais conhecidos do elenco de novelas da Rede Globo.

A carta de Migliaccio revela mais do que um simples desabafo. Mostra o quanto a sociedade, principalmente em um país de desigualdades enormes como o Brasil, está muito longe de ser humana ou se importar com o semelhante.

Em seu silêncio, Flávio Migliaccio falou por milhões de brasileiros. Falou pelos idosos que são humilhados nas filas do INSS e são obrigados a atestar que estão vivos; falou pelos milhares de desempregados que se aglomeram para receber o auxílio prometido pelo Governo, mesmo em tempos de pandemia, onde se arriscam e se expõem à contaminação e falou pelas crianças fora da escola e abandonadas por um Estado incompetente.

O ator nos fez refletir sobre a humanidade, mas deixou um recado de esperança: “cuidem das crianças de hoje!”, concluiu sua carte de despedida.

Flávio Migliaccio atuou recentemente na novela `Órfãos da Terra`, da Rede Globo. O ator ganhou destaque na década de 1970  interpretando o personagem Xerife na novela `O Primeiro Amor`. Também teve grande repercussão o personagem que o ator criou para a série  `Shazam, Xerife & Cia.`, em que fazia dupla com o ator Paulo José.

Muito conhecido do público, Migliaccio emplacou papéis importantes em todas as novelas das quais participou, como  `Pai Herói` (1979), `O Salvador da Pátria` (1989), `Rainha da Sucata` (1990), `A Próxima Vítima` (1995), `Torre de Babel` (1998), `Senhora do Destino` (2004), `América` (2005) e `Caminho das Índias` (2007). Entre 2011 e 2015, o ator participou da série cômica `Tapas & Beijos` ao lado de Andréa Beltrão e Fernanda Torres.