Desigualdade territorial é o tema do 10º Fórum Rio

Créditos: Anderson Gonçalves / RACC

A Casa Fluminense realiza no dia 25 de novembro a 10ª edição do Fórum Rio, evento que debate a região metropolitana e suas prioridades para o Rio em 2018. As atividades acontecem no Galpão da Ação da Cidadania, Zona Portuária do Rio de Janeiro.

O Fórum Rio busca a redução das desigualdades territoriais como prioridade da ação pública e tornar a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU como horizonte a ser perseguido no Estado. No 10° Fórum Rio também haverá o lançamento do Painel do Legislativo, plataforma amigável para acessar a produção legislativa da ALERJ no período 2014-2017, além do Caderno de Experiência de ODS no Rio metropolitano, com o mapeamento de iniciativas que visam territorializar, monitorar e incidir na implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. .

O Fórum acontece duas vezes ao ano, e sempre é realizado em um território diferente da metrópole. A escolha do Galpão da Ação da Cidadania marca os 20 anos sem Betinho e o retorno da Campanha Natal Sem Fome da Ação da Cidadania, no momento em que o Relatório Luz da Sociedade Civil sinaliza o aumento da fome no Brasil.

A programação da 10ª edição do Fórum, criada a partir de um processo coletivo e colaborativo, conta com 22 atividades coordenadas por diferentes organizações, sob o leque da redução de desigualdade territorial no Rio – capital, Baixada e Leste Fluminense. Transparência e tarifa do Bilhete Único, segurança pública e a superação da narrativa da guerra no Rio, crise fiscal e saídas possíveis, reciclagem, fomento à cultura, sustentabilidade do terceiro setor, violência contra a mulher e intolerância religiosa são alguns dos temas abordados.

O público também deve encontrar uma feira de integração com a participação de diversas organizações e coletivos, além de apresentações culturais.