Depressão uma doença silenciosa na favela

Dentro da favela a depressão é um tema, que muitos acham que é “frescura” ou brincadeira.

Créditos Jacson Lima

A depressão acompanha a humanidade ao longo da história, vários filósofos falaram sobre sentimentos e que precisávamos falar sobre isso. É uma doença silenciosa como todas as outras que afetam a saúde mental e pode levar à morte.

Dentro da favela é um tema, no qual muitos acham que é “frescura” ou brincadeira. O fato de muitos pensarem dessa forma, acima de tudo é a falta de informação. A depressão não é brincadeira silenciosamente ela pode levar à morte, se não for cuidada.

Muitos casos de suicídio na favela e o uso excessivo de drogas estão associados à depressão.Dicas importantes, para começar se cuidar é o exercício sobre alto conhecimento, medida fundamental para identificar os sintomas.

Hugo Sabino é estudante de comunicação social pela UFRJ e ativista social no Morro dos Prazeres. Ele aponta que o preconceito sofrido por aqueles que  fazem acompanhamento psicológico e a falta de empatia é muito grande.

“ Tem muita gente que não gosta de fazer acompanhamento na unidade básica de saúde perto de casa, porque acha que as pessoas vão ver ou vão saber”. Afirma Hugo Sabino.

Desta forma serão descredibilizadas como malucas. Comentários maldosos e ofensivos se tornam um tabu, para muitas pessoas procurem ajuda.

Por conta deste tabu a dificuldade de reconhecer, que é importante buscar ajuda e gera muito medo e o tratamento precoce não acontece.

Saber reconhecer seus sentimentos pode salvar a sua vida ou de alguém próximo.

O cuidado deve ser diário e permanente procurar informações sobre o assunto, faz parte da prática de autoconhecimento. Desconstruir ideias que temos enquanto sociedade individualista e preconceituosa ajuda muito.

Somos pouco incentivados para cuidar da nossa saúde mental e muitas vezes quando descrevemos nossos sentimentos recebemos criticas negativas.

Apesar de silenciosa a depressão tem cura e pode ser controlada por isso sempre procure ajuda se auto-avalie, porque sentir tristeza, indisposição, insegurança constantemente não é normal. Você é importante!

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas