Defesa civil realiza simulados de desocupação em favelas com alto risco de deslizamento

Previsão de chuva faz moradores das favelas cariocas ficarem atentos às instruções - Foto: Defesa Civil
Previsão de chuva faz moradores das favelas cariocas ficarem atentos às instruções - Foto: Defesa Civil

A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil do Rio de Janeiro realiza, nesta quinta-feira, 15, simulados de desocupação nas favelas Parque Proletário do Grotão, Caixa D’água, Caracol e Laudelino Freire, todas na zona norte carioca. Os agentes irão até as casas que localizadas em áreas de alto risco de deslizamento de encostas.

Segundo o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Djalma de Souza Filho, esses simulados servem para orientar o morador quanto ao que deve ser feito durante uma chuva forte. “São ações como desligar a energia e o gás de casa e pegar documentos e remédios antes de se deslocar até um local seguro com seus familiares”, afirma.

Além disso, os moradores receberão orientações sobre a localização dos pontos de apoio, informações a respeito de vistorias da Defesa Civil e poderão contribuir com sugestões para a evolução da estratégia. Os agentes também estão orientando sobre as medidas preventivas necessárias sobre a  Covid-19.

Durante a pandemia, o simulado já foi realizado na favela do Vidigal, na zona sul do Rio, e em áreas dos complexos do Lins e do Turano, na zona norte. A cidade possui, ao todo, 103 comunidades monitoradas pelo Sistema de Alerta e Alarme, com pluviômetros, sirenes e pontos de apoio.