Cultura de paz nas escolas: dever da família, sociedade e governo

Geo Santa Teresa
Os alunos que vão competir receberam a atleta da Vela, Gabriela Nicolino - Crédito: Divulgação

Aumento da violência nas escolas liga um alerta na sociedade.

A violência nas escolas públicas ou privadas, assim como nas universidades, não é algo recente, em diversos países, inclusive Brasil.

De acordo com um levantamento feito pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil está entre os países que mais sofrem com agressões contra professores nas escolas.

Um espaço de valorização da cultura da paz, desenvolvimento intelectual, aprendizagem e construção, tem se tornado um ambiente inseguro e assustador para estudantes e profissionais da educação.

Só no primeiro trimestre deste ano, diversos casos vêm ganhando repercussão nacional, e isso tem preocupado tanto os gestores públicos, quanto a população em geral. 

Casos no Brasil 

No dia 27 de março, um adolescente de 13 anos invadiu uma escola em Vila Sônia, Zona Oeste de São Paulo e o ato violento vitimou com morte, a professora Elisabeth Tenreiro, de 71 anos e outras pessoas ficaram feridas. 

O caso chocou o país, fazendo com que toda população ficasse em alerta quanto a segurança nas escolas.

No dia 05 de abril, outro episódio, um homem invadiu a creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, no Vale do Itajaí com uma machadinha, atingiu nove crianças, cinco delas ficaram feridas e quatro vieram a óbito.

Estratégias de prevenção 

Diante dos casos que vem acontecendo no país, o Portal Nacional de Educação lançou neste mês de abril, um Mapa da Violência Escolar. Este poderá ser preenchido por autoridades e veículos de imprensa de acordo com o conhecimento dos casos de violência nas escolas.

O objetivo desse mapeamento é poder levantar dados para construção de projetos de lei sobre a temática.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública em parceria com a organização não-governamental SaferNet Brasil disponibilizou um canal para receber denúncias de ataques a escola, o canal está dentro da plataforma do Governo Federal, e essas denúncias serão analisadas por equipe especializada do Laboratório de Operações Cibernéticas. 

O enfrentamento da violência nas escolas não se dar apenas por parte governamental, mas se por toda uma rede de apoio (família, sociedade, governantes), que possam debater e discutir acerca dos pontos que levam a esse nível de violência desacelerado. 

Os discussões acerca das medidas a serem tomadas seguem nos poderes públicos, mas é valido ressaltar que o papel da família é fundamental na proteção das crianças.

Alguns especialistas alertam quanto ao monitoramento às crianças e adolescentes, pois nos últimos tempos as más influências tecnológicas têm sido preocupantes. 

Saúde mental e a violência 

Um outro ponto que merece destaque é quanto a discussão da saúde mental dos jovens e crianças, pois cada vez mais estão sendo afetados.

Dados da Organização Mundial da Saúde, informa que  14% da população do mundo, entre 10 e 19 anos possuem alguma condição que prejudica a saúde mental. 

O cuidado, portanto merece ser colocado em prioridade, assim como outras prevenções, com o que as crianças estão consumindo no mundo das tecnologias, para assim evitar-se problemas maiores.

Frente a isso os órgãos responsáveis pela fiscalização e plano de ação continuam com medidas de proteção e buscam por soluções cabíveis para melhoria das condições nas escolas.  

Por: Rose Cunha

@rose.cunha.santos