Cosme de Farias, periferia de Salvador terá formação gratuita de empreendedorismo

O projeto Brasil Mais Empreendedor está oferecendo mais 35 vagas para a turma de empreendedorismo no bairro de Cosme de Farias, periferia da capital baiana. As inscrições podem ser realizadas até dia 25 de janeiro. As aulas começam dia 29 de janeiro e seguem até dia 02 de fevereiro, das 13h às 17h.

As atividades vão acontecer no Colégio Estadual Doutor João Pedro dos Santos (Rua Av. Mário Leal Ferreira, 30 – Cosme de Farias), e o curso é direcionado para empreendedores de áreas periféricas, o projeto conta com aulas presenciais abordando diferentes áreas do negócio e acompanhamento com especialistas, além de desenvolver a logomarca dos empreendedores selecionados.

Os interessados pode realizar a inscrição através do site brasilmaisba.conaje.com.br

O projeto é realizado pela Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje) em parceria, por meio de termo de fomento, com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa e Empreendedorismo, vinculada ao Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) e conta com a coordenação técnica da Associação de Jovens Empreendedores da Bahia (Aje-Ba)

O Brasil Mais Empreendedor visa contribuir na formação daqueles que estão no estágio inicial de seus negócios ou que possuem uma ideia para empreender e desejam iniciar essa jornada. O público-alvo são jovens entre 17 e 39 anos, preferencialmente mulheres, que residem em áreas periféricas. Para participar não é necessário residir no bairro onde as aulas ocorrerão, mas é fundamental que o candidato atenda aos requisitos apresentados no edital.

De acordo com a Conaje, o projeto acontece em duas fases, orientado pela metodologia “By Necessity”, criada pela Agência Besouro de Fomento Social. A primeira conta com aulas presenciais, onde os participantes aprendem sobre atributos empreendedores, funções administrativas, conceitos de mercado, recursos humanos, finanças, marketing, vendas, entre outros temas, além de criarem um plano de ação.

A segunda etapa inclui um período de semi-incubação com duração de 3 meses, onde os alunos contarão com o acompanhamento de consultores especialistas em diferentes áreas do empreendedorismo para analisar e orientar de perto o desenvolvimento de cada negócio e gestor.

“O Brasil Mais Empreendedor foi desenhado para ser descentralizado. Buscamos democratizar o acesso à informação, levando conhecimentos técnicos e de habilidades empreendedoras para quem está começando sem planejamento e se sente perdido. A formação ocorre em bairros diferentes justamente para dialogar com a necessidade de cada comunidade e ampliar o acesso ao programa”, diz Alana Elias, presidente da Associação Jovens Empreendedores da Bahia (AJE-BA), responsável pela coordenação técnica do projeto na Bahia.

SOBRE A CONAJE

A Conaje é uma entidade sem fins lucrativos que atua desde o ano 2000 no fomento do empreendedorismo, fortalecimento, criação e manutenção de novas empresas dirigidas por jovens. Composta por 27 movimentos empresariais presentes em 20 estados brasileiros, a Conaje tem como propósito “Cultivar lideranças que gerem prosperidade para o nosso Brasil”. E para alcançar esse propósito, proporciona aos jovens empresários que fazem parte da sua rede um ambiente de compartilhamento de experiências, capacitação empresarial e networking.

Por meio dessas iniciativas, busca inspirar e capacitar os jovens empresários a alcançarem novos patamares de sucesso em suas trajetórias empresariais. Com uma visão voltada para o futuro, a Conaje entende a importância do desenvolvimento de habilidades empreendedoras e do estabelecimento de conexões e aprendizados sólidos no mundo dos negócios. A Conaje capacita e inspira jovens empresários a serem líderes de transformação para o futuro.