Coronavírus: todo cuidado, agora, é pouco!

Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil.

Segundo declarações do Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, na última sexta-feira, 20, falando sobre o sistema geral de saúde do país, “o sistema entrará em colapso no final de abril”. O que equivale dizer que os doentes, com sintomas graves, chegarão em seu número máximo em meados do mesmo mês.

Se considerarmos a data de hoje e os 14 dias de incubação do vírus – período para o aparecimento dos sintomas – podemos dizer que estamos entrando no que se pode chamar de “período máximo de contaminação”. O que torna ainda mais importante o isolamento social da maior parcela possível da população, isolamento imprescindível!

Segundo estudos divulgados pelo jornal americano The Washington Post e divulgados na revista Crescer – Saúde e Beleza dos Pais, o isolamento social é a melhor forma de evitar o contágio. “Os gráficos apontam a contaminação em quatro cenários: livre circulação de pessoas, quarentena aos contaminados por coronavírus, distanciamento social moderado e distanciamento social extenso”.

Segundo o art 196 da constituição, “a saúde é direito de todos e dever do Estado”, mas neste momento a saúde é dever do Estado e de todos.