Recife contrata 194 na guerra ao coronavírus

Foto ilustrativa tirada da internet

Na última quinta-feira (19), a Prefeitura do Recife anunciou novas medidas que serão implementadas na tentativa de conter a disseminação do covid-19. De acordo com o Prefeito Geraldo Júlio, 194 novos profissionais de saúde serão contratados temporariamente para ajudar no combate à doença. Ao todo serão 15 médicos para atenção básica e 179 profissionais voltados para atendimento nos novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e retaguarda. A inscrição vai até o domingo (22).

Em Pernambuco já foram confirmados 28 casos do novo coronavírus. Só nas últimas 24 horas, 6 novos casos surgiram conforme dados do Ministério da Saúde divulgados em coletiva de imprensa na tarde da quinta-feira. Os bairros de Boa viagem e Pina, ambos localizados na Zona Sul da cidade, são os de maior incidência de casos, segundo boletim epidemiológico da Prefeitura do Recife que circulou pelas redes socias.

Suspensão de atividades

Um decreto do Governo de Pernambuco que passa a valer a partir do próximo sábado (21), suspende todas as atividades voltadas ao Lazer e Turismo. Bares e restaurantes, só poderão funcionar através do serviço de entregas, shoppings, salões de beleza e comércio de praia serão fechados. Supermercados e farmácias terão horários reduzidos. O descumprimento do decreto acarreta pena de detenção de um mês a um ano.

 20 novas medidas anunciadas pela Prefeitura do Recife:

  1. Publicação de decreto autorizando contratação emergencial de 194 profissionais de saúde, sendo 179 para as UTI´s e leitos de retaguarda para atenção aos pacientes com a COVID-19.
  2. Prorrogação por 90 dias da cobrança da taxa de permissão dos lojistas dos Mercados Públicos Municipais.
  3. Redução do horário de funcionamento dos Mercados Públicos Municipais, que passarão a fechar às 15h
  4. Publicação de decreto convocando todos os colaboradores da Prefeitura do Recife para enfrentamento à COVID-19.
  5. Suspensão das cessões de servidores da Prefeitura do recife das áreas de Saúde, Assistência Social, Defesa civil e Guarda Municipal com exceção daqueles que estejam trabalhando nos planos nacional ou estadual de contingência ao COVID-19.
  6. Publicação de portaria da SADGP solicitando que cada secretaria ou órgão da Prefeitura informe quais servidores poderão trabalhar de suas casas (Teletrabalho) e recomendação às instituições públicas e privadas para que façam o mesmo.
  7. Suspensão das atividades da Ciclofaixa de Turismo e Lazer.
  8. Suspensão de todos os procedimentos do Hospital Veterinário do Recife, com exceção do setor de emergência.
  9. Lançamento de hotsite informativo e com material educativo para rede sociais sobre a COVID-19 (novocoronavirus.recife.pe.gov.br).
  10. Convocar os vencedores do primeiro Edital de Conteúdo Remunerado da Frei Caneca FM para assinar contratos, como forma de movimentar a economia criativa e produzir conteúdo para veiculação durante as medidas restritivas.
  11. Simplificação das exigências referentes a prestação de contas de apresentações realizadas no carnaval 2020 para com isso agilizar pagamento de cachês dos artistas.
  12. Suspensão o atendimento presencial na Autarquia de Previdência da Prefeitura do Recife.
  13. Ofertar 20 vagas para isolamento domiciliar, no abrigo emergencial, para a população em situação de rua, nos casos que sejam encaminhados pelo serviço de saúde.
  14.  Publicação de decreto suspendendo as atividades do setor de construção civil, com exceção das obras e serviços públicos e das obras do setor privado necessárias ao plano de contingência para a COVID-19 federal, estadual e municipal.
  15. Adiamento para o período entre 1° de maio e 31 de julho de 2020 do recadastramento anual dos taxistas do Recife.
  16. Lançamento de campanha pelo Transforma Recife de arrecadação de donativos para as entidades filantrópicas que trabalham com crianças, idosos, pessoas com deficiência e outras ações de assistência social.
  17. Início das atividades da rede de solidariedade para os profissionais envolvidos na emergência em saúde através do chamamento de voluntários para prestar apoio individual e esses profissionais.
  18. Engajamento de líderes religiosos na rede de solidariedade para a produção de vídeos com mensagens de fé, esperança e autoestima para os profissionais envolvidos na emergência.
  19. Suspensão do atendimento nas agências de emprego. Os trabalhadores poderão buscar os serviços através da internet.
  20. Suspensão do atendimento das salas do empreendedor do município como medida para evitar a proliferação do coronavirus. O atendimento passará a ser remoto.