Conselho Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais será implantado no Rio Grande do Norte

Representantes de várias secretarias do Rio Grande do Norte se reuniram com o Conselheiro Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Doté Olissassì, para analisar propostas da construção do Conselho Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais do estado do Rio Grande do Norte. O Objetivo do conselho é promover o desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais, com vistas a reconhecer, fortalecer e garantir os direitos destes povos e comunidades, inclusive os de natureza territorial, socioambiental, econômica, cultural, e seus usos, costumes, conhecimentos tradicionais, ancestrais, saberes e fazeres, suas formas de organização e suas instituições.

O Conselheiro apresentou a política nacional de PCTs e a abordagem em relação ao tratado internacional da Resolução 169 da OIT. A reunião aconteceu no auditório da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMARH.

Estiveram presentes o Secretário Estadual de Meio Ambiente Paulo Varela, a Secretária Estadual das Mulheres, Juventudes, Igualdade Racial e Direitos Humanos – SEMJIDH, Olga Aguiar, o Chefe de Gabinete do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – IDEMA, Flamínio Oliveira, a Bióloga Raquel Terra da Subcoordenadoria de Licenciamento e controle ambiental do IDEMA, O Representante da Secretaria Estadual da Assistência Social, Trabalho e Habitação Rommel Rodrigues, Giselma Omile, Coordenadora Estadual de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, Thales Dantas representando Gabinete Civil, Matheus Costa, subcoordenador da Unidade de Políticas Transversais e Promoção à Saúde da Secretaria de Saúde Pública, Joselito Martins da Secretaria Estadual da Cultura, João Victor Costa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Família, Robson Silva Coordenador Estadual de Meio Ambiente da SEMARH, Natália Guimarães da SEMARH, Adriana de Souza representante da EMATER. Representando os mandados estavam presentes. Vanessa Fidalho – Dep. Estadual Francisco do PT, Kelly Oliveira – Dep. Estadual Divaneide Basílio, Luciane Pedra – Dep. Estadual Isolda Dantas e o Ysmael Ventura – Ver. Daniel Valença.

A princípio o Secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos fez uma abordagem dos reais interesses da pasta em receber a demanda dos Povos e Comunidades Tradicionais do RN, a Técnica do IDEMA, a bióloga Raquel Terra, fez uma abordagem dos conflitos atuais que existem entre os licenciamentos ambientais e as Comunidades Tradicionais. Que é de tal importância para a política estadual de meio ambiente existir espaços de controle social e de diálogos entre os Povos e Comunidades Tradicionais e o estado. Que o IDEMA tem total disponibilidade de construção do conselho.

Além da exposição plena da importância do Conselho de Povos e Comunidades Tradicionais, citando cada segmento tradicional existente no estado brasileiro. Um vídeo saudações da Secretária Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima Edel Nazaré foi exibido para os presentes.

De encaminhamentos, no dia 13 de maio, uma outra reunião irá acontecer e com isso uma minuta será apresentado para cria-se uma comissão estadual e em seguida o processo de início para o Conselho Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais irá iniciar. Um seminário será realizado com o objetivo de convocar os Povos e Comunidades Tradicionais do estado do Rio Grande do para, para uma construção popular e democrática do processo.

Artigo anteriorComunidade de Itacimirim se mobiliza em defesa da Lagoa das Virgens
Próximo artigoMarco Zero recebe ato em defesa da educação federal de Pernambuco
Doté Olissassì
Graduado em Pedagogia, Pós-graduado em Gestão Pública Ambiental, Roteirista, Produtor Cultural, Comunicador e Consultor de Projetos. Autoridade Tradicional (Doté) da Fraternidade de Matriz Africana S'aganmà Zùn, Povo Tradicional de Matriz Africana Jeje Mahi. Coordenador Geral do escritório da Associação Mundial Naziafah no Brasil, Coordenador Nacional de Articulação Política do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana - FONSANPOTMA, Coordenador de Comunicação da Teia Nacional Legislativa em defesa dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, Dirigente do Núcleo Nacional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana do Partido dos Trabalhadores, Conselheiro Fiscal da Cooperativa dos Povos Tradicionais de Matriz Africana - COOPTMA, membro do Movimento Negro Unificado - MNU-RN, Coordenador Estadual do Setorial de Segurança Alimentar do PT-RN, Conselheiro Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais do Ministério do Meio Ambiente, Conselheiro Nacional de Igualdade Racial do Ministério da Igualdade Racial, Consultor de Projetos da Associação Multicultural Azumatar, Consultor Pedagógico da Antropos Consultoria Socioambiental, um dos autores do Livro Negritude Potiguar e Colaborador da Agência de Notícias das Favelas - ANF.