Conheça as secretárias do Ministério da Igualdade Racial

Cerimônia de posse das ministras da Igualdade Racial, Anielle Franco, no Palácio do Planalto

O Ministério da Igualdade Racial (MIR) vai contar com diferentes secretarias para a elaboração e acompanhamento de políticas com foco na população negra no Brasil. Na última quarta-feira (11), durante cerimônia de posse no Palácio do Planalto, a ministra Anielle Franco anunciou os nomes de quem vai comandar as secretarias. Conheça a equipe:

Roberta Eugênio

Foto: Jacqueline Lisboa

Secretária-executiva do MIR. Mestre em Direito na UFRJ, integrava a diretoria do Instituto Alziras. Faz parte da coordenação da Pós-Graduação de Relações Étnico-Raciais e Gênero pela UERJ. Foi assessora jurídica parlamentar por quatro anos, nas esferas municipal e estadual. Atuou como advogada em organizações da sociedade civil como o IDDH e a Redes da Maré. Integra o conselho político da organização Mulheres Negras Decidem.

 

Márcia Lima

FOTO: Divulgação

A Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas e Combate e Superação do Racismo será dirigida por Márcia Lima, que é professora do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), onde coordena o Programa de Pós-graduação em Sociologia..

Realizou Pós-Doutorado na University of Columbia e foi visiting fellow no Hutchins Center for African and African American Studies da Universidade de Harvard. Atualmente é membro do Comitê Executivo da Brazilian Studies Association.
Seus temas de investigação são: desigualdades raciais e relações raciais, com ênfase nos temas de gênero e raça, educação, mercado de trabalho e políticas de ações afirmativas

Iêda Leal

Foto: Jacqueline Lisboa

Será secretária de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial. A ativista do Movimento Negro e do Movimento Sindical integrou o Grupo de Trabalho da Igualdade Racial durante a transição de governo. Ela é graduada em Pedagogia pela PUC/GO e especialista em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira.
Atualmente, é secretária de Combate ao Racismo da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e coordenadora do Centro de Referência Negra Lélia González. Também é a atual Coordenadora Nacional do MNU – Movimento Negro Unificado e Secretaria de Comunicação da CUT/GO e membro do Conselho Estadual de Educação de Goiás.

Ronaldo Bastos

Foto: Jacqueline Lisboa

A Secretaria de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Ciganos terá como secretário Ronaldo dos Santos. Ele é quilombola, graduando em Licenciatura em História, ativista da pauta da Educação Escolar Quilombola; atual presidente da AMOQC – Associação de Moradores do Quilombo Campinho da Independência, primeiro quilombo titulado no Estado do Rio de Janeiro.

Ronaldo também é fundador do Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra dos Reis, Paraty – RJ e Ubatuba – SP e Diretor de Assuntos Fundiários da ACQUILERJ – Associação de Comunidades Quilombolas do Estado do Rio de Janeiro, organização que ajudou a fundar e presidiu de 2003 a 2010.

Coordenador Nacional da CONAQ – Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas; ex-Secretário Municipal de Cultura de Paraty (2013/14) e primeiro Secretário Adjunto de Povos e Comunidades Tradicionais de Paraty (2019/20); foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores em Paraty-RJ de 2016 a 2019 e exerce atualmente o cargo de vice-presidente; é membro da Secretaria de Cultura do PT – Rio de Janeiro e do Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas de Igualdade Racial – Fundação Perseu Abramo.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas