Confira como foi o primeiro dia dos desfiles da Série Ouro

Inocentes de Belford Roxo (Foto: Wellington Melo/ANF)

Estácio estoura tempo em um minuto e União de Maricá é o destaque da noite.

Na última sexta (09), iniciaram os desfiles das Escolas de Samba da Série Ouro na Marques de Sapucaí, no Centro do Rio. Ao todo, oito escolas passaram pelo Sambódromo.

Confira como foi a primeira noite de desfiles.

União do Parque Acari

União do Parque Acari (Foto: Wellington Melo/ANF)

Com apenas cinco anos de existência e estreante na Série Ouro, a escola da Zona Norte trouxe para a Sapucaí o enredo “Ilê Aiyê, 50 anos de luta e de resistência”, no qual falou sobre o Ilê Aiyê, primeiro bloco afro brasileiro que foi fundado em Salvador, na Bahia, que completa, em 2024, 50 anos.

Após as fortes chuvas de janeiro terem castigado a escola, fazendo perder cerca de 600 fantasias por conta do alagamento da quadra, a União do Parque Acari conseguiu se reerguer e trouxe um desfile completo, com todas as alas e fantasias feitas.

Império da Tijuca

Comissão de Frente da Império da Tijuca (Foto: Wellington Melo/ANF)

Uma das favoritas ao acesso para o Grupo Especial, a escola do Morro da Formiga trouxe o enredo “Sou Lia de Itamaracá, cirandando a vida na beira do mar”, no qual homenageia a cantora e cirandeira Lia de Itamaracá, que em 2024 faz 80 anos de vida. Ela esteve presente no abre-alas da agremiação.

A escola teve problemas com um carro alegórico que acabou pegando fogo no final do desfile. Os bombeiros conseguiram apagar as chamas. Uma pessoa se feriu, sem maiores gravidades.

Acadêmicos de Vigário Geral

Acadêmicos de Vigário Geral (Foto: Wellington Melo/ANF)

A agremiação da Zona Norte trouxe para a Sapucaí o enredo intitulado de “Maracanaú: bem-vindos ao maior São João do planeta”. A tricolor falou sobre a cidade cearense de Maracanaú, conhecida pelos seus festejos de São João, que também é um dos santos padroeiros da cidade.

A escola inovou, colocando uma sanfona na bateria, para colocar um ritmo mais “nordestino” no samba.

Inocentes de Belford Roxo

Inocentes de Belford Roxo (Foto: Wellington Melo/ANF)

A escola da Baixada Fluminense veio para a avenida com o enredo “Debret pintou, camelô gritou: ‘Compre 2, leve 3!’ Tudo para agradar o freguês!”.
Na avenida, a agremiação contou toda a história dos camelôs desde a colonização, passando pelas obras pintadas pelo artista francês Jean-Baptiste Debret, até os dias atuais.

Durante o desfile, a escola destacou os diversos tipos de camelôs, passando por Silvio Santos e chegando até o Mercado da Uruguaiana, localizado no Centro do Rio.

Estácio de Sá

Estácio de Sá (Foto: Wellington Melo/ANF)

Uma das escolas mais tradicionais do Carnaval carioca, a Estácio de Sá foi para a Sapucaí com o enredo “Chão de devoção: orgulho ancestral”. Neste tema, a agremiação homenageou as religiões afro-brasileiras através de dois nomes muito importantes: Maria Conga e Vovó Cambinda.

Com carros grandes, a escola teve dificuldades e acabou tendo que correr para não estourar o tempo, o que não conseguiu. A Estácio ultrapassou um minuto, e perderá um décimo já no início da apuração.

União de Maricá

Mestre-Sala e Porta-Bandeira da União de Maricá (Foto: Wellington Melo/ANF)

Atual vice-campeã da Série Prata, a União de Maricá homenageou  Guaracy Sant’anna em seu enredo, intitulado “O Esperançar do Poeta“. Guará, como também era conhecido, foi compositor de grandes músicas como “Sorriso Aberto”, “Sonho Juvenil”, “Singelo Menestrel” entre outros, além de vencedor de três Estandartes de Ouro.

Na Avenida, a agremiação foi o destaque principal no primeiro dia de desfiles. Com a ajuda de R$ 8 milhões vindos da Prefeitura de Maricá, a escola pode desenvolver um belo desfile, com carros enormes e fantasias brilhantes. O Setor 1 também ficou lotado de torcedores da escola, que desfilou pela primeira vez na Série Ouro.

Acadêmicos de Niterói

Acadêmicos de Niterói (Foto: Wellington Melo/ANF)

Penúltima escola a desfilar, a Acadêmicos de Niterói trouxe o enredo chamado de “Catopês – um céu de fitas”.
A agremiação falou sobre a festa popular dos Capotês, que acontece em todos os meses de agosto em Montes Claros (MG), quando as ruas da cidade são enfeitadas por fitas coloridas, que atraem moradores e turistas para a cidade.

Unidos da Ponte

Unidos da Ponte (Foto: Wellington Melo/ANF)

Com o enredo “Tendendém, o axé do epó pupá”, a Unidos da Ponte foi a última escola a desfilar nesta primeira noite de Série Ouro.
Na Sapucaí, a agremiação falou sobre o dendê, desde a sua origem, no continente africano, até a chegada no Brasil.

Neste sábado (10), mais oito escolas desfilam no segundo e último dia de Série Ouro. Os desfiles começam às 21h com a Sereno de Campo Grande, depois vem em sequência Em Cima da Hora, Arranco do Engenho de Dentro, União da Ilha do Governador, Unidos de Padre Miguel, São Clemente, Unidos de Bangu e Império Serrano.