Comunicação Comunitária recebe reconhecimento por sua força e importância em premiação no Rio

Prêmio ANF de Jornalismo. Imagem Bruno Itan.

A Comunicação Comunitária desempenha papel fundamental na vida de quem mora em áreas carentes. É através dela que cidadãos contam o que se passa nos locais onde vivem, debatem entre si suas necessidades e a forma de buscar soluções. Se antes, quando dispondo de estação de rádio, os moradores discutiam suas questões apenas dentro da própria comunidade, hoje a realidade é bem diferente. Com internet e mídias sociais, essa comunicação transpõe a fronteira da periferia, e a população de cada local passa, então, a fazer chegar a toda a sociedade o que se passa lá dentro sob o ponto de vista de quem vive na comunidade, e não mais através do olhar superficial da grande mídia.

Para celebrar a importância dessa forma de se fazer comunicação, a Agência de Notícias da Favelas lançou o Prêmio ANF de Jornalismo, que em 2019 faz, pela primeira vez, fez o devido reconhecimento à Comunicação Comunitária. Foram eleitos pelo público Guia Favela e Rasta Comunicação Social, que concorreram com a Agência Narra e Rocinha em Foco. Também foram premiadas matérias nas áreas de Educação, Cultura e Direitos Humanos. Carla Regina Aguiar do Santos recebeu o prêmio na categoria Cultura, com a matéria “Pega a visão da cria do Turano”. A melhor reportagem na categoria Educação foi de Leonne Gabriel Azevedo Santos, com o trabalho “Exu nas escolas: CIEP mostra como cumprir a lei do Ensino Afro-Brasileiro”, e o comunicador comunitário Michel Silva, do Favela em Pauta, ganhou o prêmio de melhor matéria na categoria Segurança Pública e Direitos Humanos, com um trabalho sobre os “Impactos da intervenção Federal nas escolas públicas a longo prazo”.

A festa aconteceu em novembro e a premiação contemplou apenas a Comunicação Comunitária no Rio de Janeiro, mas a ANF prevê para as próximas edições premiação nacional.

– Depois de tanto tempo que a comunicação comunitária existe e desenvolve um papel tão importante dentro de suas comunidades e também para a sociedade de uma maneira geral, finalmente temos esse prêmio. É um marco para a comunicação comunitária no Brasil – descreve André Fernandes, fundador e diretor da ANF.

O Prêmio ANF de Jornalismo teve patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Tools Strategy, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS e ANF Produções e apoio da Approach Comunicação.

 

* Matéria publicada no jornal A Voz da Favela, Rio de Janeiro, dezembro 2019.

Leia também:

ANF premia os destaques da Comunicação Comunitária do Rio

ANF recebe homenagem no Dia dos Direitos Humanos