Complexo do Alemão reivindica Instituto Federal de Educação

Mais de 20 organizações de movimentos sociais, a partir do Fórum Popular do CPX, lançou um abaixo assinado virtual para reunir o apoio pedindo a construção de uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) no Complexo do Alemão.

O Complexo do Alemão, Morro do Alemão ou CPX é um bairro da zona Norte do Rio de Janeiro e soma aproximadamente 200 mil habitantes. O conjunto de favelas é dividido em 15 sub-bairros e enfrenta graves problemas sociais, inclusive através da violência policial, que infringem os direitos humanos.

O abaixo-assinado afirma que a abertura de um campus do IFRJ no local terá efeitos pedagógicos, que poderão surgir através da circulação de professores e alunos, para além dos policiais presentes na região.  

Zilda Chaves, moradora do Complexo do Alemão, educadora social e uma das fundadoras da Escola Quilombista Dandara de Palmares, instituição que compõe o abaixo-assinado, conta que o sonho é antigo.

“Nós já tínhamos tentado antes e ficamos muito frustrados. Precisávamos de um lugar, tínhamos um lugar, mas do nada colocaram uma Unidade de Polícia Pacificadora lá.” 

Ela relata que, quando era criança e ia passear na praia da Ilha do Governador, no caminho passava pelo campus de outra faculdade, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Ilha do Fundão. E sonhava que “um dia eu vou chegar aí”.

Ela acredita que entrar para o ensino superior é o sonho de muitas crianças e que a abertura de uma unidade do IFRJ no Alemão ajudará na realização desses desejos.

A educadora também fala sobre a importância que seria a inauguração da unidade do IFRJ para os adolescentes. “Apesar de a gente ter escolas públicas aqui, é carente de ensino médio. Então, eu fiquei muito feliz com o abaixo-assinado.”

Segundo o Plano de Ação Popular do CPX, documento articulado por organizações e lideranças, uma das dificuldades que estudantes e profissionais da educação passam na localidade é o excesso de alunos nas turmas devido ao baixo número de escolas no território.

O IFRJ está presente em diferentes localidades, desde a capital, Baixada Fluminense e interior do Rio de Janeiro. No total, são 151 opções de cursos, presenciais e a distância. O instituto agrega os diferentes níveis da educação, da formação inicial e continuada, passando pelo ensino técnico de nível médio, graduação e pós-graduação. 

Link para o abaixo-assinado: https://forms.gle/mKNNxy7WvzAqwaWy7

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas