Comida de Favela: festival apresenta diversidade de sabores na Maré

Foto: Diego Alves

 O festival, que vai até o dia 17 de outubro e conta com 16 estabelecimentos participantes, é o primeiro evento gastronômico realizado na Maré. Premiação em dinheiro para melhor prato em duas categorias (comida de bar e comida de rua) será feita em show de Dudu Nobre no Parque União.

Foto: Diego Alves
Foto: Diego Alves

Churrasco misto, empadinha de frango, batata recheada, carne assada com batatas coradas, galinha ao molho pardo, carne de sol com aipim, frango assado na brasa… Pratos da tradicional e diversificada gastronomia da Maré são presença certa na primeira edição do Festival Comida de Favela, evento que acontece a partir do dia 17 de setembro em diferentes comunidades.

Não faltam também opções que podem surpreender o público, como paella, croquete de cordeiro com molho de maçã, salmão ao molho de camarão e lulas com alcaparras, acará com baião de dois, carne assada com bolinho de chuchu.

E ainda serão servidos pratos pouco conhecidos do público, como a cachupa, cozido típico da cozinha angolana à base de feijão, milho e carne de porco, um hot gourmet japonês ou a releitura local para o feijão mexicano.

Tamanha diversidade de sabores pode ser provada até dia 17 de outubro, quando o visitante poderá escolher entre as 16 opções oferecidas pelos estabelecimentos participantes do festival.

A média de preço dos pratos é de 15 reais e o objetivo dos organizadores é que não apenas os mo- radores da Maré como pessoas de outras partes da cidade experimentem os sabores locais. Nos finais de semana, diversas atrações culturais, com artistas e grupos locais, serão apresentadas em diversos pontos da Maré. Nestes dias, monitores estarão à espera dos visitantes em diferentes pontos de entra- da da favela, para prestar o auxílio necessário para a locomoção.

Comeu, votou!

Todos os 16 estabelecimentos inscritos concorrem a premiações em duas categorias: comida de bar e comida de rua. Os três pratos ou petiscos mais bem votados em cada uma, que serão escolhidos por um júri formado por profissionais especializados, receberão prêmios que variam entre 800 e 3 mil reais.

Mas o público também pode (e deve) votar em seus pratos preferidos – os clientes serão convidados a dar a sua nota logo após a refeição, no próprio estabelecimento. A cerimônia de premiação acontece em alto estilo, com show do Dudu Nobre e Banda no dia 17 de outubro, na praça do Parque União, a partir das 20 horas.

Independentemente da premiação, todos os estabelecimentos ganharão um azulejo exclusivo, que sina- liza a sua participação no festival. Os vencedores receberão azulejos que indicam o prêmio conquistado.

Todos os participantes receberam, no período pré festival, consultoria profissional oferecida pela Redes da Maré, englobando itens como normas de organização e conservação de alimentos, apresentação dos pratos e atendimento ao público.

Promovido pela Redes da Maré, organização não governamental que atua na Maré, e com patrocínio do Rumos Itaú Cultural, o Comida de Favela faz parte de uma série de iniciativas que visam a valorização do território e o desenvolvimento local.

A partir desta premissa, o evento pretende consolidar a identidade gastronômica e cultural da Maré por meio da culinária tradicional, valorizando a criatividade no preparo dos pratos e uso de ingredientes que representem a cultura local.

Empreendedorismo em alta

Lançado em 2014, o Censo de Empreendimentos da Maré mostrou a importância do setor gastronômico no bairro: dos 3.182 estabelecimentos existentes nas 16 comunidades que formam a Maré, cerca de 38% são voltados para o setor de alimentos e bebidas.

Marcado pela diversidade, os restaurantes e bares da Maré reúnem diferentes tradições culinárias, já que o bairro, onde moram mais de 130 mil pessoas, é formado por muitos imigrantes sobretudo –  nordestinos, nortistas e africanos.

Transporte

O Festival disponibiliza 2 micro-ônibus gratuitos que sairão de Botafogo e Madureira para a Maré aos finais de semana.

 Outubro: 3, 4, 10 e 11.

Botafogo: Rua Nelson Mandela, Recuo dos ónibus, em frente à UPA, próximo à estação de Metrô de Botafogo Horário de saída de Botafogo – Maré : 11h, 12h, 13h, 14h, 15h.

Horário de saída de Maré – Botafogo : 11:30h, 12:30h, 13:30h, 14:30h, 15:30h, 16:30h, 17:30h

Madureira: Rua Alfeu Faria Castro, altura do número 2. Próximo a Faculdade de Informática Lemos de Castro. Horário de saída de Madureira – Maré : 11h, 12:30h, 14h, 15:30h.

Horário de saída de Maré – Madureira : 12:45h, 13:15h, 14:45h, 16:30h, 17:30h

Em modo circular; sai dessas origens, deixa o público do evento na Av. Brasil nos pontos das passarelas 6, 8 ou 10 e volta para os pontos iniciais.

Período: 17 de setembro a 17 de outubro

Monitores: Em frente às passarelas 6 (Vila do João), 8 (Baixa do Sapateiro) e 10 (Parque União) sábados e domingos, das 12 às 16 horas.