Coletivo Banquetaço realiza ato contra a fome no “Dia Mundial da Alimentação”

Banquetaço realizado na Praça Castro Alves, em fevereiro de 2023. Crédito: Ubiraci Santos/ANF.

O “Dia Mundial da Alimentação” será marcado pelo ato político do Coletivo Banquetaço contra a fome, promoção da comida de verdade e distribuição gratuita de cerca de 500 refeições. O evento que aconteceria no dia 16, foi adiado para o dia 23/10, em virtude do feriado antecipado do Dia dos Comerciários. O local será mantido, na Praça da Piedade, em Salvador.

A ação busca refletir sobre `a fome e a insegurança alimentar no país servindo na rua comida de qualidade´, além de `apresentações artísticas, debate sobre vários pontos da segurança alimentar no Brasil e servindo lanches de qualidade para quem quiser´.

Ainda propõe informar a população sobre `a situação do acesso e abastecimento de água, da poluição dos rios, oceanos e lençóis freáticos´.

O ato político de combater a fome é desafio da sociedade, do Estado brasileiro e da iniciativa privada, uma vez que, no 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN) em 2022, `a fome atinge 33,1 milhões de pessoas´.

Crédito: Banquetaço Bahia

No portal do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), informa que o Brasil tem compromisso com a agenda da Organização das Nações Unidas (ONU) de 2015 `até 2030, erradicar a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular os pobres e pessoas em situações vulneráveis, incluindo crianças e idosos, a alimentos seguros, culturalmente adequados, saudáveis e suficientes durante todo ano´ .

O tema desta 5ª edição do Banquetaço é “Você tem fome e sede de quê?”, já a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) aprovou como tema deste ano: A água dá vida, a água nutre. Não deixar ninguém para trás. `Os padrões alimentares salvam vidas´.

O portal da FAO apresenta quatro pilares para garantia do direito humano à alimentação adequada que são a `melhor nutrição, melhor produção, melhor ambiente e melhor qualidade de vida´.

Em Salvador, o 5º Banquetaço reúne professores/as e estudantes, nutricionistas, gastrônomos/as, cozinheiros/as, ativistas, produtores/as culturais, artistas, donos/as de restaurantes, movimentos sociais, sindicatos, redes e articulações, entre outros, para a produção do evento´.

Para o Banquetaço “é uma ferramenta de ação política no formato de banquetes públicos, intervenções artísticas e promoção de debates sobre a importância da Comida de Verdade, No Campo e na Cidade para todos/as”, o movimento surgiu em 2017.

A programação oficial do evento prevê distribuição de preparações saudáveis, rodas de debate no sofá, manifestações artísticas e culturais.

A atividade é de responsabilidade do Coletivo Banquetaço na Bahia que integra dezenas de instituições da sociedade civil.

Nesta 5ª edição, o ato político em defesa do direito humano à alimentação adequada e saudável acontecerá na Avenida 7 de Setembro – Praça da Piedade, Centro da capital baiana, contudo, outras edições já foram realizadas no  Porto da Barra, Pelourinho, Rio Vermelho e Praça Castro Alves.

A iniciativa ainda precisa de você, acesse os formulários, um para aquisição de Camisas e o outro para Aventais do Banquetaço 2023.

A logística da venda de camisas e aventais é imediata, e quem sinaliza o formato do evento, inclusive o processo envolve venda, conferência do pagamento, separação por tamanho e distribuição.

A ANF é integrante do Coletivo Banquetaco.

Caso de dúvida e/ou queira corroborar no processo de organização do evento, acesse o instagram ou envie um e-mail para banquetacoba@gmail.com