Coletivo baiano realiza banquetaço para celebrar retorno do CONSEA Nacional

Quem puder faça um pix voluntário. Crédito: Coletivo Banquetaço Bahia

Acontece na próxima segunda-feira (27) às 11h, na Praça Castro Alves, ao lado da Ocupação Carlos Marighella, em Salvador, ato político Banquetaço 2023. Serão servidos gratuitamente cerca de 400 pratos de comida para quem estiver passando pelo local.

O ato, que acontecerá nacionalmente de forma simultânea, visa de forma simbólica festejar a “Volta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA)” que foi extinto há quatro anos através da Medida Provisória nº 870/2019.

Consta na programação do evento, na capital baiana, um debate no sofá contra a fome e importância do retorno do CONSEA na defesa do Direito Humano à Alimentação Adequada e Sustentável, e da Soberania Alimentar.

A iniciativa ainda precisa de você, veja como pode contribuir: apoio individual ou institucional para o Banquetaço Bahia e/ou, recomende a pré-venda de camisas a partir do preenchimento deste formulário até sexta-feira (24) às 14h, com pagamento via Chave Pix: banquetacoba@gmail.com (Informe na descrição do Pix do pagamento da camiseta para o Banquetaço 23).

CONSEA Nacional foi reativado através da Medida Provisória nº 1.154/2023. Crédito: Coletivo Banquetaço Bahia.

Ainda como parte da programação, acontece das 19h às 21h o curso livre online: Comida de verdade, antirracismo e participação social: a importância da reinstalação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional para um país livre da Fome. A formação será realizada pelo Djanira Instituto de Pesquisa e Ensino.

O curso conta com a presença de Leonardo Boff, teólogo, escritor, filósofo e professor universitário, junto as pesquisadoras Daniela Frozi e Bruna de Oliveira.

*Objetivos:*

🍽️ Compartilhar em forma de um banquete de conhecimentos sobre a temática da Soberania Alimentar e Segurança Alimentar e Nutricional em diálogo com a Teologia e as Ciências Sociais.

🍽️ Dialogar sobre Direito Humano à a Alimentação Adequada, a partir de práticas antirracistas em defesa da comida de verdade e a participação social: a importância da reinstalação do Consea Nacional para um país livre da fome.

✏️ Faça sua inscrição para receber o link de acesso à sala de aula no ZOOM e para receber um certificado da atividade.

*INSCREVA-SE:* https://forms.gle/EuSEM9og7MoamLnj8

Participe do Banquetaço 2023 para celebrar a justiça social para uma mesa farta de sabores e saberes sobre o direito constitucional da alimentação. conhecimentos de Direito Constitucional da alimentação.

*BANQUETAÇO* é uma ferramenta de ação política no formato de banquetes públicos, intervenções artísticas e promoção de debates sobre a importância da COMIDA DE VERDADE – NO CAMPO E NA CIDADE para todos e o papel fundamental do CONSEA no contexto alimentar do Brasil.

Acesse o site <www.leonardoboff.org> para acessar informações biográfica do professor convidado.

*Djanira Instituto de Pesquisa e Ensino*
_@djanira_instituto_

Nesta edição intitulada de “Banquetaço 23, o CONSEA Voltou! Um Prato Cheio de Justiça Social” envolve ativistas sociais de todos os estados brasileiros, neste contexto, o Coletivo Banquetaço na Bahia convoca “defensores do Direito Humano à Alimentação Adequada e Sustentável para participar do evento” e orienta aos `conselheiros e conselheiras locais, nutricionistas, cozinheiros e cozinheiras, pesquisadoras e pesquisadores, agricultores, artistas, representantes de organizações não-governamentais e demais ativistas para organizarem ações em suas cidades ou se integrar aos grupos que já estão planejando ações, como eventos de distribuição de alimentos, rodas de debate, atividades artísticas e culturais, e atos públicos´.

A questão social da fome ainda é um desafio da sociedade, do Estado brasileiro e da iniciativa privada. De acordo com o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar, realizado pela Rede PENSSAN em 2022, `a fome atinge 33,1 milhões de pessoas´. E, no portal do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), desde 2015, o Brasil firmou compromisso com a agenda da Organização das Nações Unidas (ONU), `até 2030, erradicar a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular os pobres e pessoas em situações vulneráveis, incluindo crianças e idosos, a alimentos seguros, culturalmente adequados, saudáveis e suficientes durante todo ano´ .

Segundo o @coletivobanquetaco, Banquetaço “é uma ferramenta de ação política no formato de banquetes públicos. Intervenções artísticas e promoção de debates sobre a importância da Comida de Verdade, No Campo e na Cidade para todos e o papel fundamental do CONSEA no contexto alimentar no Brasil”, este movimento surgiu em 2017. Enquanto a Lei nº 11.346/2006 diz que “o CONSEA, órgão de assessoramento imediato ao Presidente da República”, entre as atribuições, destaca-se em “mobilizar e apoiar entidades da sociedade civil na discussão e na implementação de ações públicas de segurança alimentar e nutricional”.

Interessados em participar da Cerimônia de Reinstalação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional da Presidência da República, em Brasília, que foi reativado através da Medida Provisória nº 1.154/2023, têm até o dia 26 de fevereiro para realizar as inscrições por meio deste formulário eletrônico. Posse dos conselheiros/as acontece no dia 28 de fevereiro, às 11h, no Salão Nobre do Palácio do Planalto.

Na Bahia, através da Lei nº 17.092, de 20 de maio de 2008, instituiu o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional da Bahia (SISAN-BA), estabelecendo a Política e o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Bahia.

Já o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Salvador (COMSEA/SSA) foi instituído pela Lei Municipal nº 6.457, de 14 de janeiro de 2004 e regulamentado pelo Decreto Municipal nº 15.688, de 03 de junho de 2005. Este vinculado a Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza. Há Minuta da Política de Segurança Alimentar e Nutricional, que cria o Sistema e o Fundo Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional da cidade.

A realização desta atividade é do Coletivo Banquetaço Bahia, com apoio do Coletivo Banquetaço Nacional, diversas organizações da sociedade civil e da iniciativa privada.

Em caso de dúvida, envie uma mensagem através do Coletivo Banquetaço Bahia.

Acesse ao vídeo para conferir a entrevista concedida a Rede Excelsior de Comunicação, em 23 de fevereiro de 2023.