Circuito de gastronomia afro abre inscrições para periferia do Rio de Janeiro

O Chef Pedro Alex.

A primeira edição do Circuito Gourmet da Gastronomia Afro, que acontece no Campus de Nova Iguaçu da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, dos dias 07 a 09 de novembro, já está com processo seletivo aberto.

O concurso, que busca valorizar não apenas a culinária afro-brasileira, mas também a comida com raízes de África ao redor de todo o mundo, contará com sete categorias destinadas a profissionais e entusiastas da profissão. 

Para se inscrever é preciso ser maior de 18 anos, acessar o regulamento e preencher o formulário que está no site e no perfil do evento no Instagram, até o dia 23/10.

A seletiva vai priorizar pessoas pretas, pardas, indígenas e/ou que apresentarem receitas afrocentradas – e vai até o dia 04/11. O resultado final dos selecionados sai no dia 05/11 nas redes. 

Sobre o chefe

O chefe de cozinha carioca Pedro Alex, Embaixador Oficial da Gastronomia do Rio de Janeiro, assina a curadoria e é um dos responsáveis pelo projeto contemplado pelo edital da FAPERJ (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) 2023 em parceria com o corpo acadêmico da UFRRJ.

Para ele,  a realização de um evento afro gastronômico dentro de uma universidade pública na Baixada Fluminense é de extrema importância por várias razões.

”Além de ser uma região com uma população negra significativa, é um espaço onde se reconhece e celebra a diversidade cultural destacando a influência da cultura africana na identidade local”.

Ainda segundo ele, “a universidade possibilita não somente campos distintos de pesquisa no setor acadêmico, mas também o reconhecimento e a divulgação da história, cultura e culinária afro-brasileiras. Isso enriquece a experiência dos estudantes e da comunidade de maneira geral”, destaca Pedro Alex. 

Convidados da gastronomia afro

Com a programação extensa e variada, os três dias de evento prometem levar o melhor dos novos talentos do Estado do Rio e nomes já reconhecidos.

Dois deles são pratas da casa de Nova Iguaçu, Rodrigo Barros (MasterChef e Embaixador da Gastronomia do Rio de Janeiro) e Márcia Baiana (Bicampeã do Enchefs RJ e Embaixadora da Gastronomia de Nova Iguaçu).

Outros destaques do Circuito ficam por conta do Chef cubano Fernando Calderón, da Chef Confeiteira Diva Oliveira (Que Seja Doce), do Chef Cadu Freitas (vencedor do prêmio Dolmã 2021) e da mineiríssima Chef Vanessa Vacaro.

Circuito também desenvolveu uma parceria importante com a Feira da Agricultura Familiar, que acontece todas às terças-feiras no Campus, abrindo espaço para produtores locais comercializarem seus produtos. Além de serem, também, um dos principais fornecedores de insumos frescos do projeto

Atrações culturais

O encontro promete trazer atrações culturais de dança e música, além da exposição do fotojornalista iguaçuano Paulo Santos chamada Ilustres e Anônimos, Personalidades Negras da Baixada Fluminense. Ela revela nomes, nem sempre conhecidos pelo grande público, mas que são destaques nas mais diversas áreas de atuação na região.

O Circuito Gourmet da Gastronomia Afro também traz sua feira cultural com expositores levando o melhor do artesanato, delícias e sabores do projeto.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas