Circuito Áurea em Rio das Pedras

 

10408900_960363937314258_767970337075982235_n
Foto: José de Andrade

O Cineasta e amigo Clementino Junior é um parceiro com quem  tive a grande honra de trabalhar num projeto escola.

Clementino é cineasta, professor de vídeo e animação, e programador visual formado pela UFRJ. Realizou 8 curtas-metragens de animação, ficção e documentários, lecionou no curso de graduação em cinema da Universidade Gama Filho e, além de diversos cursos e oficinas audiovisuais, lecionou o uso do cinema em sala de aula no curso de pós-graduação África-Brasil, Laços e Diferenças, da Atlântica Educacional / Universidade Católica de Petrópolis (ensino pela lei 10.639/2003). Atualmente comanda o Cineclube Atlântico Negro, cujo programa foca o cinema da diáspora africana, e é presidente regional da Associação Brasileira de Documentaristas e Curtas-metragistas (ABDeC-RJ).

A parceria do Cineclube Cine & Rock  e CAN ( Cineclube Atlântico Negro) é de grande importância para a favela de Rio das Pedras, trazendo para a comunidade questões fundamentais sobre a exclusão racial, e principalmente sendo um veículo de informação sobre a cultura afro, que é de grande importância na história do nosso País.

“A Parceria entre os Cineclubes inicia- se no circuito cineclubista com mostra de longas e curtas que discutem o negro e sua liberdade em diversos territórios e contextos”, diz Clementino.

Léu Oliveira , diretor do Cine & Rock, está muito satisfeito com a proposta , e nossa primeira mostra dentro do circuito Áurea será no dia 20/05 , as 19h e estão todos convidados.