CIDADE DA POLÍCIA ENTRARÁ EM OPERAÇÃO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2012

A Cidade da Polícia, que está sendo construída pelo Governo do estado em frente à comunidade do Jacarezinho, na Zona Norte da capital, para abrigar todas as delegacias especializadas da Polícia Civil, deve começar a funcionar no primeiro semestre de 2012. A afirmação foi feita pelo administrador do local, Luiz Calvet, ao presidente da Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Zaqueu Teixeira (PT), que visitou as obras do complexo nesta sexta-feira (09/12). “A obra deveria ser entregue este mês, por isso fizemos esta vistoria. Verificamos que as obras estão andando e que ocorreram atrasos por conta de dificuldades normais em empreendimentos deste tamanho”, afirmou Zaqueu.

Após conhecer as intervenções que estão acontecendo no terreno de 44 mil metros quadrados localizado na Avenida Dom Hélder Câmara, o deputado destacou a importância deste complexo para qualificar o trabalho da Polícia Civil e melhorar cada vez mais o atendimento à população do Estado. “Vimos a dimensão deste projeto, que vai qualificar o trabalho das delegacias especializadas, melhorar o atendimento às ocorrências e permitir que o trabalho de inteligência seja feito de forma mais efetiva e eficaz”, afirmou o parlamentar. “A conclusão da obra dará ao Rio de Janeiro uma unidade de primeira linha, com uma estrutura que nenhuma outra polícia do País tem”, completou o petista.

Chamado de “prefeito” da Cidade da Polícia, Luiz Calvet é o responsável por administrar as obras do complexo. Ele explicou as vantagens que a estrutura trará ao trabalho das delegacias especializadas. “Este agrupamento das delegacias vai permitir um trabalho mais integrado, proporcionando um melhor atendimento à população, inclusive com a redução de custos operacionais”, destacou. Segundo Calvet, serão 27 mil metros quadrados de área construída, que deverão abrigar cerca de 1.500 trabalhadores, entre policiais e outros profissionais, distribuídos em oito prédios. Atualmente há cerca de 300 operários trabalhando nas obras.

Conheça o projeto

O complexo chamado de Cidade da Polícia vai abrigar 16 delegacias especializadas, como a Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), Divisão de Fiscalização de Armas e Explosivos (DFAE) e Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), entre outras. O local vai contar, ainda, com um centro de treinamento com um moderno stand de tiros e cofres fortes para armazenagem de apreensões, entre outros equipamentos. Veja o vídeo produzido pelo Governo do Estado sobre o complexo: http://youtube/0lncDUTGAcc

Fonte: Assessoria de Comunicação da ALERJ – Texto de André Coelho