Caravana de filmes curtíssimos chega ao Rio de Janeiro

mostra filmes curtissimos

Caixa Cultural vai receber a oitava edição do Festival Internacional de Filmes Curtíssimos nos dias 11 e 12 de setembro. São 123 curtas de até três minutos, entre produções nacionais e internacionais.

O Festival Internacional de Filmes Curtíssimos segue em viagem por diversas capitais brasileiras e a próxima parada será o Rio de Janeiro. São 123 filmes de até três minutos, realizados por diretores do mundo todo, que serão exibidos no cinema da Caixa Cultural Rio de Janeiro nos dias 11 e 12 de setembro (sexta-feira e sábado), a partir das 17h. Os curtas estão divididos em sessões temáticas, com filmes nacionais, internacionais, animações e produções que marcaram a história do festival.

Em oito anos de realização, é a primeira vez que o Festival percorre cinco capitais com a mostra competitiva. Além da já tradicional exibição em Brasília, este ano realizada em junho, e da passagem pelo Rio, o  evento estará em Curitiba, Belo Horizonte, Salvador e São Paulo. A itinerância reafirma o caráter de ampliação e divulgação de produções audiovisuais com até três minutos de duração, marca do Festival.

O Festival nasceu na França, em 1998. Em 2015 já ocorreram edições simultâneas em mais de 100 cidades. No Brasil, o evento está na 8a edição e teve início em junho na Capital Federal. É apresentado pela Caixa Seguradora via Lei Rouanet, tem patrocínio da Oi, via LIC – Lei de Incentivo à Cultura do DF e apoio Oi Futuro e Fibra DF.

Debate:

A programação no Rio de Janeiro inclui também o debate “Os meios de produção e exibição do curta”, que será realizado em 12 de setembro (sábado). Os participantes vão tratar das narrativas, estéticas e poéticas de produções curtíssimas nas novas janelas de exibição, como internet e dispositivos móveis.

Farão parte da mesa do debate o ator, diretor, roteirista e produtor, Carlos Mossy; a analista de aquisições do Canal Brasil, Rebeca Mafra; o diretor e produtor, Guilherme Whitaker; o diretor, Eduardo Morotó, e o jornalista e crítico, Rodrigo Fonseca.

Festival pelo Brasil:

Além do Rio de Janeiro e Brasília, outras quatro capitais vão receber o Festival Internacional de Filmes Curtíssimos. A circulação segue para Curitiba nos dias 26 e 27 de setembro. Em primeiro e dois de outubro a mostra chegará a São Paulo. Nos dias 14 e 15 do mesmo mês ela passará por Belo Horizonte e, em 19 e 20 de outubro, estará em Salvador.

Na lista das produções que serão apresentadas estão filmes realizados nas próprias regiões que vão receber o Festival. Dessa forma, o público terá a possibilidade de ter contato com filmes produzidos localmente. Em todas as capitais por onde vai passar a mostra será competitiva.

A Mostra do Festival Internacional de Filmes Curtíssimos acontecerá na Caixa Cultural Rio de Janeiro – Cinema 2, que fica na Avenida Almirante Barroso, 25 – Centro. Tem entrada franca e os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência.