Caravana da Inclusão e Seminário sobre Patrimônio Imaterial no Ceará

A Caravana da Inclusão e Seminário sobre Patrimônio Imaterial acontece nesta terça-feira, 23 de janeiro, no Museu do Ceará ”Anexo Bode Ioiô” e Casa do Menino Jesus, com apresentação do teatro de bonecos Boi Eternidade. A iniciativa é do Grupo Parafuso de Teatro, que tem a direção de Keven Rocha.

O debate contará com a presença da pesquisadora e professora Circe Macena, do grupo de pesquisa em cultura folclórica Mira Ira, vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

A atividade é uma ação de difusão, formação e pesquisa da manifestação do “Bumba meu Boi”, com foco na inclusão social, conforme explica o produtor cultural Caio Vidal.

Compõem a programação a circulação de apresentação do espetáculo também, no mesmo dia, das 8h às 10 horas,  na “Casa Do Menino Jesus”, entidade filantrópica que acolhe crianças e adolescentes com câncer, vindos de outros estados e cidades para realizarem tratamento no Ceará. As crianças também participarão da oficina “Vivências no Bumba Meu Boi”. As apresentações do espetáculo de teatro terão tradução em libras.

O projeto é uma articulação do produtor cultural Caio César Vidal e do Grupo Parafuso de Teatro;  recebe apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através do Edital de Cultura Popular Tradicional de Fortaleza/2023, da Secretaria da Cultura de Fortaleza e tem parceria do “Museu do Ceará: Anexo Bode Ioiô” e do grupo Mira Ira (IFCE).

Programação:

Seminário e Caravana da Inclusão do Boi Eternidade Das 14h às 16 hora. Museu do Ceará “Anexo Bode Ioiô” (R. Major Facundo, 584 – Centro. Fortaleza/CE)

Apresentação do Espetáculo Boi Eternidade e Oficina
Das 8h às 10 horas
Onde: Casa do Menino Jesus (Rua Gonçalves Lêdo, 1535, Centro. Fortaleza/CE).

O espetáculo apresenta de forma lúdica e poética a história popular do Bumba Meu Boi, recontada e ressignificada na contemporaneidade para todos os públicos. Dois contadores de histórias, brincantes de reisado cantam e contam a história do Boi Eternidade. Francisco, Catirina, Coronel, Vaqueiro, Pajé, Jaraguá e Ema fazem parte dessa grande brincadeira da cultura popular nordestina.