“Cabelos exóticos”: jogadoras do Bahia são vítimas de racismo

Os 'cabelos exóticos' se referem aos cabelos crespos das jogadoras, que em sua maioria são negras- Crédito: Andrielli Zambonin / Napoli

“O Bahia, que está aí com a sua vantagem de estatura, com esses cabelos exóticos. Pelo menos meia dúzia (das jogadoras). A Nine (lateral direita) tem o cabelo mais exótico, me parece, dessa equipe do Bahia”. Esse foi um dos comentários feito por Edson Florão, integrante da equipe de transmissão do jogo.

As atletas do tricolor baiano foram alvo de comentários racistas na tarde deste domingo (25), durante transmissão do duelo fora de casa com o Napoli, em Caçador-Santa Catarina.

A equipe de transmissão do site MyCujoo fez comentários racistas sobre os cabelos das jogadoras.

O narrador da partida, Paulo Cesar Ferrarin, foi outro que teceu comentários preconceituosos. “Verdade. Eu até ‘tava’ brincando com esses cabelos. Parece a Margareth Menezes (cantora), lá da Bahia”.

Em nota, a cantora Margareth Menezes disse que repudia toda e qualquer forma de preconceito.

“O fatídico episódio de hoje, durante o jogo Napoli x Bahia, em que comentários preconceituosos foram direcionados às atletas e à artista Margareth Menezes, é algo que não pode ocorrer. Sobretudo em tempos em que estamos discutindo e ampliando diálogos sobre racismo, machismo e sexismo. É absurdo, impensável e inadmissível que discursos como estes sejam normalizados”, declarou a cantora.

A CBF- Confederação Brasileira de Futebol emitiu o seguinte parecer:

“Durante a partida Napoli x Bahia, pelo Brasileiro Feminino A-1, a equipe de transmissão do MyCujoo fez comentários preconceituosos direcionados a atletas do Bahia. A CBF lamenta profundamente o ocorrido e informa que solicitou ao MyCujoo que os profissionais fossem afastados imediatamente das transmissões, o que foi prontamente atendido pela plataforma. Não podemos admitir que o futebol seja palco para esse tipo de comportamento”.

Os ‘cabelos exóticos’ se referem aos cabelos crespos das jogadoras, que em sua maioria são negras.

A assessoria de comunicação do Bahia informou que planeja uma ação em conjunto com a cantora Margareth Menezes, torcedora do Bahia, também citada nos comentários, e que deve ser publicada amanhã nesta segunda-feira (26).

O Bahia está disputando pela primeira vez a Série A-1 do Brasileirão Feminino, a elite da modalidade no país. O time está em 10º lugar, com dois pontos conquistados em três partidas.

Na próxima quarta-feira (28), o Bahia enfrenta a equipe da Ferroviária, em Pituaçu, pela quarta rodada.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas