BrazilFoundation lança III Prêmio de Inovação Comunitária

Créditos: Divulgação

Serão selecionadas iniciativas informais que atuam para o desenvolvimento de seus territórios

Em sua terceira edição, o Prêmio de Inovação Comunitária vai investir em iniciativas informais, selecionadas por uma rede de organização parceiras da BrazilFoundation, com atuação para o fortalecimento e desenvolvimento de seus territórios e comunidade.

Lançado em 2015, o prêmio nasceu para atender a demandas urgentes do setor social, que passa por grandes desafios, democratizar acesso a recursos, estimular o protagonismo local e incubar tecnologias sociais inovadoras. Nas duas primeiras edições foram financiadas 125 iniciativas em parceria com 37 organizações madrinhas em 20 estados.

Este ano, 21 organizações já apoiadas pela BrazilFoundation atuantes em 16 estados brasileiros – as “Madrinhas”-, são responsáveis por identificar, selecionar e dar mentoria às iniciativas, além de monitorar o uso dos recursos. As madrinhas foram selecionadas considerando diversidade regional, de atuação e qualidade dos processos descritos na inscrição.

“A ideia surgiu para alavancar a sabedoria e o conhecimento da nossa rede de parceiros em seus respectivos territórios e áreas de atuação, além de democratizar o acesso a recursos, incentivar a inovação e descoberta de novas tecnologias sociais.” – diz Patrícia Lobaccaro, presidente da BrazilFoundation.

As inscrições acontecem entre 01 e 25 de junho e são feitas via uma das Madrinhas, que vão identificar iniciativas atuantes em seus territórios que gerem resultados para as comunidades a partir de demandas e desafios do próprio local ou do público, e proponham novas abordagens e tecnologias sociais para a resolução. As propostas serão avaliadas por uma banca composta por líderes das organizações madrinhas e pela BrazilFoundation. As selecionadas receberão um prêmio de R$ 5.000,00.

O Prêmio possibilita que as madrinhas compartilhem suas experiências e conhecimentos por meio da mentoria, estimulando colaboração e trabalho em rede. “Acreditamos na atuação social em periferias e favelas por meio da estratégia de rede. O Prêmio de Inovação Comunitária vem ao encontro dos nossos objetivos e metas de trabalho, podendo auxiliar as iniciativas locais com a nossa metodologia e com o Investimento financeiro da BrazilFoundation, acelerando o processo de desenvolvimento da ação social.” – Mayara Lyra, do Gerando Falcões (Organização madrinha).

Denise Biscotto, do Ateliê de Ideias de Vitória, no Espírito Santo, que participou como organização madrinha das edições anteriores, comemora a terceira edição do prêmio: “Esse prêmio nos ajuda na mobilização e organização dos atores descobrindo as suas competências e ferramentas necessárias para gerir esses ativos de modo sustentável e eficiente na comunidade.”

As 3 melhores iniciativas, baseadas nos resultados e qualidade dos registros, concorrem ainda à renovação do apoio no valor de R$ 8 mil, acesso à Rede de Lideranças da BrazilFoundation e participação do encontro de lideranças em 2019. Além disso, um representante da organização madrinha e da iniciativa melhores avaliadas receberão uma viagem para São Paulo para participar do Gala da BrazilFoundation.

A terceira edição do Prêmio de Inovação Comunitária prevê investimento em 54 iniciativas e conta com apoio da Fundação Itaú Social e vários doadores nos EUA por meio do Gala Miami e Youth Council.

Para mais informações acesse www.brazilfoundation.org