Brasil bate recorde em número de pessoas mortas pela polícia em 2020

Crédito: Ricardo Moraes/Reuters

De acordo com o 15º Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta quinta-feira (15), o Brasil teve em 2020 o maior número de mortos pela polícia de toda a série histórica do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública realiza as pesquisas desde de 2013, e os dados de 2020 mostra que houve 6.416 assassinatos cometidos pelas polícias Civil e Militar, por agentes de folga ou em serviço.

O relatório teve como base as informações referentes aos 26 estados e ao Distrito Federal. Os dados mostram que “as mortes decorrentes de intervenção policial registradas ocorreram, majoritariamente, em serviço e com participação de policiais militares.

Os crimes estão distribuídos em 16 estados (AC, AL, AM, AP, BA, CE, GO, MA, MT, PA, PI, PR, RJ, RN, SE e SP), entre 50 cidades que representam mais da metade (55%) de todas as mortes cometidas por policiais no ano de 2020, incluindo suas 16 capitais.

O estado do Rio de Janeiro se destaca com 15 municípios na lista. São Paulo e Bahia possuem 7 municípios cada um. O Pará tem 5 municípios na relação.

Comparando com 2013, ano em que os números passaram a ser coletados, o crescimento nas mortes chega a 190%.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas