Biblioteca ambulante e as pedalas nas periferias de Sobral-CE

No último sábado, dia 25, o Movimento Social Fome, do bairro Terrenos Novos em Sobral-Ce, realizou mais uma pedalada comunitária por uma das periferias da cidade. Dessa vez, quem recebeu a visita de integrantes do Movimento e simpatizantes, foi o bairro Paraíso das Flores.

O grupo se desloca de seus pontos para a realização dessa atividade, geralmente de bicicletas, portando em seus bagageiros livros e outros instrumentos que servirão para atividade lúdicas e integrativas.

Crédito: Movimento Social Fome

Para a realização dessa ação, foram doados livros e uma bicicleta estilo bagageira, que ajuda no transportes dos voluntários, dos livros e revistas. Deram para essa iniciativa, o nome de Biblioteca Ambulante, que aos sábados pela manhã percorre algum bairro da periferia de Sobral.

Procuram de preferência, e de modo instantâneo, um espaço onde tiver a presença de crianças. Sábado é o dia em que todas as crianças estão de folga das escolas, portanto, fica mais adequado para a execução da proposta do Movimento, pois, além de leitura, contação de histórias, fazem também oficinas de brinquedos, pinturas etc.

Crédito: Vicente Sousa

O Movimento Social Fome já faz há algum tempo esse trabalho de extensão literária pelas periferias da cidade. Quando cito extensão, é para destacar essa atividade como uma das ações literárias realizadas pelo Movimento, visto que já existe a Biblioteca Comunitária num ponto fixo do bairro Terrenos Novos. Tem noutro bairro, no Nova Caiçara, um ponto de leitura organizado também pelo Movimento.

Lá ficam outros exemplares de livros e revistas. Sobre isso, já publiquei matéria no Jornal A Voz da Favela e sua incursão aqui também no site.

De modo mais frequente, encabeçam essa iniciativa, os membros Fran Nascimento, que articula e executa brincadeiras com as crianças, ensinando também na confecção de brinquedos artesanais, pinturas e instrumentos musicais. Outro articulador é o Renan Dias, que geralmente é quem vai na bicicleta carregando em caixas os materiais literários, bem como o Tiaguim Tavares, um artista que trabalha de forma magnífica com grafite.

Mas a participação de pessoas que acreditam na causa que visa saciar outras fomes através da leitura, são bem vindos. E isso geralmente acontece, como no caso dessa ação ocorrida no último sábado.

A dinâmica é essa: ao visualizar uma concentração de crianças em algum ponto das ruas da periferia visitada, tratam de procurar um local onde possam espalhar o material e depois, interagir com quem se achega. Vale ressaltar que a proposta de leitura e conhecimento não é enquanto objetivo, atingir somente as crianças, mas todos aqueles que se interessarem em fazer parte desse universo esclarecedor e formador proporcionado pelo contato com os livros.

 

 

Foi dessa forma que a ação ocorreu nesse sábado no bairro Paraíso das Flores. Ali, houve uma intensa concentração de crianças e alguns adultos para prestigiar e participar das atividades. Destaco de forma mais expressiva, a presença de crianças que aproveitaram as ações oferecidas naquela manhã.

O grupo foi recepcionado ainda pela Companhia BrinqueDuCirco, criada em 2016, por ex-integrantes do projeto social “Circo Saúde Alegria” e propõe um exercício circense de forma continuada. Essa companhia está situada no bairro em destaque e atua também com iniciativas comunitárias ali.