Beija-flor fecha a noite ‘abrindo os caminhos’ na Sapucaí

Escola nilopolitana teve comissão de frente pós-moderna com referência a Exu para abrir os caminhos|Foto: Caio Ferraz/ANF

“Nilopolitano em romaria, a fé me guia! A fé me guia! Em meus devaneios, entre o real e a imaginação, saudade persiste…” esses versos cantados, de forma vibrante, pelo experiente intérprete Neguinho da Beija-flor, a escola de Nilópolis entrou na Sapucaí com toda força de seus componentes e da bateria, para delírio do público. A escola desfilou o enredo “Se essa rua fosse minha”, da dupla de carnavalescos Alexandre Louzada e Cid Carvalho, falando de rotas e caminhos da humanidade ao longo da história.

O tema poderia se resumir a uma breve retrospectiva histórica, mas foi enriquecido no desfile com a inserção da fé oriunda da religiosidade de matriz africana. Desta forma, Exu foi a base da apresentação, já que é uma divindade que abre os caminhos e protege seus fiéis nos passos seguidos na vida. Na comissão de frente, logo de cara, Exu foi personificado com roupagem pós-moderna ao estilo do filme Mad Max, que trata de um futuro distópico, onde a entidade surge entre uma gangue e motoristas dos veículos rústicos que transitam por diversos lugares.

Não é exagero dizer que a noite competitiva de desfiles entre escolas de samba do Grupo Especial encerrou em grande estilo. Agora, resta saber qual será a classificação da azul e branco de Nilópolis na próxima quarta-feira de cinzas. Pelo que foi apresentado nesta madrugada, a Beija-flor, que no ano passado amargou a 11ª colocação, agora, parece estar a um passo do desfile das campeãs no sábado (28).

  *Fotografias: Caio Ferraz | ANF – Em caso de uso, o crédito é obrigatório