Bairro da Paz 40 anos: legado de Luta e Resistência

Crédito: FPEBP
Para celebrar 40 anos de existência, do Bairro da Paz, comunidade localizada na periferia de Salvador, o Fórum Permanente de Entidades do Bairro da Paz, coletivo que reúne diversas instituições sociais, promove um ciclo de atividades ao longo mês de abril, em alusão ao período de emancipação do bairro.
 
Inicialmente chamado de Malvinas e formado desde o início dos anos de 1982, mais de 1.000 famílias ocuparam o terreno na Avenida Luís Viana Filho, Avenida Paralela, mas o Bairro da Paz não foi a única ocupação no município de Salvador e no país naquele período.
 
O Bairro da Paz atualmente, está geograficamente localizado em uma das regiões mais cobiçadas da capital baiana. De acordo com o IBGE de 2010, último dados disponíveis informam que o bairro tinha aproximadamente 20 mil habitantes.
Crédito:
 
Ciclo de Atividades
 
A programa da celebração terá início na próxima sexta-feira, 8 de abril, com  a revenda do Gás de Cozinha por 50 reais, destinada prioritariamente para mulheres, mães solos, chefes de família e que estejam cadastradas no CADÚNICO.
 
✔️Passeio Ciclístico – 09/04. A partir das 08h, moradores vão percorrer diversas ruas do bairro com previsão de termino às 12h.
✔️Encontro religioso – 24/04. O evento acontecerá na Praça das Decisões, final de linha do bairro, programação terá início às 18h.
✔️Seminário Bairro da Paz do Futuro – 26/04. O local escolhido foi o Colégio Mestre Paulo dos Anjos e irá começar às 09h.
✔️Feira de Saúde e Cidadania – 29 e 30/04. A ação acontecerá na Unidade Básica de Saúde, a partir das 07h,
✔️Caminhada Cultural – 30/04. A concentração será na entrada principal do bairro, às 08h com destino ao final de linha do bairro.
 
Organização
Fórum de Entidades: Pensar o Bairro da Paz. Viver o Bairro da Paz.
Outras informações através do telefone: 71 99106-2609
 

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas

Artigo anterior“Salve a Baía de Aratu”: comunidade quilombola da Boca do Rio, em Candeias
Próximo artigoResenha: Literatura de Peri, Periferia- Amara Moira 
Paulo de Almeida Filho
Jornalista, Especialista em Comunicação Comunitária, Mestre em Gestão da Educação, Tecnologias e Redes Sociais - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Editor da Agência de Notícias das Favelas. Pesquisador do CRDH- Centro de Referência e Desenvolvimento em Humanidades - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Professor de Pós Graduação, em Comunicação e Diversidade, na Escola Baiana de Comunicação. Assessor da REDE MIDICOM- Rede das Mídias Comunitárias de Salvador. Membro do Grupo de Pesquisa TIPEMSE - Tecnologias, Inovação Pedagógicas e Mobilização Social pela Educação. Articulado Comunitário do Coletivo de Comunicação Bairro da Paz News. Membro da Frente Baiana pela Democratização da Comunicação. Integrante do Fórum de Saúde das Periferias da Bahia. Membro da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito- Núcleo Bahia. Integrante da Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores Coordenador Social do Conselho de Moradores do Bairro da Paz, EduComunicador e Consultor em Mídias Periféricas.