Bahia adota restrição total de atividades não essenciais para conter a Covid-19

Os shoppings também ficarão fechados no final de semana- Crédito: Rede Social

A partir desta sexta-feira (26), até às 5h de segunda-feira (1º), todo o estado da Bahia terá restrição total das atividades não essenciais.

A decisão foi anunciada nessa quinta-feira (25) pelo governador Rui Costa, com objetivo de conter o avanço da pandemia da Covid-19.

Bares e restaurantes não terão funcionamento presencial em nenhum horário a partir do período de restrição, e a venda de bebidas alcoólicas está proibida durante esse período, mesmo em supermercados.

Os shoppings também ficarão fechados no final de semana.

A circulação de pessoas na rua está liberada normalmente, desde que não hajam aglomerações. O transporte público também vai poder funcionar normalmente. O governador não deu detalhes sobre o transporte intermunicipal.

Todas as atividades sociais, sejam elas religiosas, políticas ou culturais, também estão proibidas neste período. Atividades físicas coletivas também foram suspensas neste período e atividades individuais, como corridas e caminhadas, podem ser feitas.

O início das restrições, na sexta, será feito de acordo com o seguinte escalonamento:

  • Lojas e comércio de rua: fecharão das 17h de sexta-feira (26) às 5h de segunda-feira (1º);
  • Bares, restaurantes, pizzarias, lojas de conveniência e similares: fecharão das 18h de sexta-feira (26) às 5h de segunda-feira (1º);
  • Shoppings e centros comerciais: fecharão das 20h de sexta-feira (26) às 5h de segunda-feira (1º);

O serviço de delivery de alimentos está permitido até a meia noite de sexta, e é preciso que as empresas forneçam transporte próprio para esses trabalhadores.