Aula Espetáculo Sertões Contemporâneos na UEFS

Os novos ritmos do semiárido vão animar uma aula diferente na próxima sexta-feira (03/03), às 15 horas, no Auditório V, Módulo VII da UEFS- Universidade Estadual de Feira de Santana.

No espetáculo Sertões Contemporâneos, a professora-doutora Gislene Moreira mistura cantoria, poesia e teatro numa viagem pelas transformações políticas, econômicas, sociais e culturais do sertão baiano.

A iniciativa é gratuita e aberta ao público, e faz parte da abertura do semestre do Proficiamb. Estão convidados professores, estudantes de língua portuguesa, geografia, história e biologia, e a todes os sertanejos arretados interessados em compreender mais sobre a alma e as novas identidades culturais da região.

O espetáculo é baseado no livro Sertões-Contemporâneos: rupturas e continuidades (Edufba e Eduneb, 2018), com a sistematização de mais de 20 anos de estudos na área. Gislene Moreira é doutora em Ciências Sociais e Política, com tese premiada pela Flacso com um dos melhores trabalhos na América Latina, e professora da UNEB na Chapada Diamantina.

Após o espetáculo, ela discute o tema com o público e lança Munturo, seu primeiro romance. A obra narra a saga de Natalina, uma jovem sertaneja desconectada de suas raízes, que ao buscar uma prima desaparecida, volta às origens e ao mundo que deixou de ser seu. Ela se move entre os escombros do patriarcado, do coronelismo e da colonização para revelar os dramas e possibilidades no sertão globalizado. Munturo é um convite a revisitar os desertões que trazemos dentro, e a povoar o mundo de afetos. A obra é assinada por Mô Moreira, a criança interior de Gislene Moreira, que se arrisca no realismo mágico, apostando na literatura e na arte como forma de reinventar e estar no mundo.