Audiência Pública discute destino do carnaval carioca em 2021

Audiência Pública sobre o futuro do carnaval carioca - Reprodução/ Rio TV Câmara

O carnaval carioca foi debatido hoje, 18, em audiência pública transmitida pela Rio TV Câmara, com a presença dos vereadores Tarcísio Motta, Dr. Marcos Paulo e Marcelo Siciliano, integrantes da comissão da cultura, além de integrantes das ligas de carnaval carioca e da Riotur. Foram levantadas questões sobre os desfiles e blocos de rua sair ou não em fevereiro e também sobre a falta de respostas da Riotur.

Como presidente da audiência, o vereador Tarcísio Motta iniciou debate público perguntando se há um posicionamento da Riotur, da Liesa, Lierj e de todas as outras ligas de carnaval de rua acerca do carnaval 2021. Em uninanimidade os representantes dos blocos de rua e das escolas de samba disseram não ser possível ter carnaval sem vacina e sem uma proteção às pessoas que participam dessa festa. Porém precisam de uma resposta concreta da Riotur e da prefeitura. “A Lierj está preocupada com seu povo que é quem faz a fantasia, o passista; e lembrar que esses ainda não receberam o auxílio da Lei Aldir Blanc. Nós não estamos pensando em desfile agora, nossa prioridade é pensar naqueles que fazem o carnaval e que estão passando fome”, expressou Bruno Teté, diretor social da Lierj.

O carnavalesco Milton Cunha e a representante da Sebastiana, Rita Fernandes lembraram que o que estava sendo debatido era a realização ou não do carnaval considerado oficial. “O carnaval não precisa de marcação porque ele é uma realização espontânea, agora existe esse carnaval que é organizado e que vende ingresso, é desse que estamos falando”, afirmou Milton Cunha. Para Moacyr Barreto, integrante da diretoria da Mangueira é inviável ter carnaval, não somente pela pandemia, mas também porque as escolas de samba estão sem dinheiro. “Eu não vou me responsabilizar pela fala de alguns que dizem não ter pandemia e ser a favor de ter carnaval. Tem vereador que fala ‘vamos voltar as aulas’, mas porque eles não propõem que todas as sessões sejam presenciais?”, questionou Moacyr.

Segundo o diretor operacional da RioTur, Marcelo Veríssimo, estão aguardando um posicionamento da Liesa, para que se avance nas questões de plano emergencial para o carnaval 2021. Aguardo esse, duramente criticado pelos integrantes das ligas e da sociedade pública presentes. “A RioTur precisa se mexer. Vocês não conseguiram apresentar nada de concreto hoje, a gente não pode deixar a banda passar. Vocês precisam elaborar alguma coisa para agora, para essas pessoas que estão passando fome, sem depender da Liesa”, expressou Tarcísio Motta.