Audiência discute doenças determinadas pela pobreza

Doenças determinadas pela Pobreza: Ações de mobilização da Sociedade Civil é o tema da Audiência Pública, seguida de debate, que será realizada na próxima quinta-feira, dia 6, das 10 às 13h, no auditório da Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj). O evento buscará levantar as ações que estão sendo realizadas para combater doenças como Tuberculose e Hanseníase. O Rio de Janeiro é o estado brasileiro que registra o maior número de casos de tuberculose: são 11 mil novos casos da doença a cada ano.

A exposição principal da Audiência Pública será do Dr. Cláudio Costa Neto, professor da UFRJ e integrante do Conselho Deliberativo do Instituto Vila Rosário, de Duque de Caxias, e terá a participação dos deputados federaisBenedita da Silva (PT/RJ) e Antônio Brio (PTB/BA), respectivamente, presidente e relator da Subcomissão de Estudos sobre Doenças Determinadas pela Pobreza. A mediação será do deputado estadual Gilberto Palmares (PT/RJ).

Entre os debatedores convidados, Germano Gerard Filho (Fundação Athaulpo de Paiva – Liga Brasileira Contra a Tuberculose); Carlos Basília (Observatório Tuberculose Brasil); Wanda Lúcia Branco Guimarães (Fórum ONG TB/RJ); Jair Brandão (Parceria Brasileira de Luta Contra a Tuberculose) e Artur Custódio (Morhan – Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase).

O evento é uma ação conjunta da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados; da Frente Parlamentar pela Luta Contra a Tuberculose da Câmara dos Deputados; da Frente Parlamentar de Luta Contra Tuberculose e o HIV/AIDAS da Assembleia Legislativa/RJ; da Subcomissão de Estudos sobre Doenças Determinadas pela Pobreza; do Fórum ONG TB/RJ; da Fundação Athaulpho de Paiva – Liga Brasileira Contra a Tuberculose; do Morhan – Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase; e do Ministério da Saúde.

A Audiência Pública será realizada na Escola do Legislativo do Rio de Janeiro, na Rua da Alfândega, 8/7º andar, Centro, RJ. O evento é gratuito e aberto ao público, mas as vagas são limitadas. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail escola.cultural@alerj.rj.gov.br ou pelo telefone (21) 2588-1373, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

logo_carimbo