Ativista defensor dos direitos humanos é detido ao registrar ao vivo ação de PMs no Rio

Imagem: Reprodução Facebook.

O ativista social e midiativista no Coletivo Papo Reto Raull Santiago foi detido por policiais militares enquanto fazia uma transmissão ao vivo em que ele flagrava a abordagem de PM’s na Avenida Brasil, altura do Complexo da Maré, Zona Norte da capital fluminense. O caso aconteceu por volta das 20h de ontem (quarta-feira).

Raull Santiago é integrante do Papo Reto, um coletivo de comunicação independente composto por jovens moradores dos Complexos do Alemão e Penha. A imagem registra uma revista feita a dois homens, um deles também integrante do coletivo, e um dos mototaxistas que os levava da Maré para o Complexo do Alemão, favelas também da Zona Norte carioca. De acordo com Raull Santiago, eles foram parados em uma bliz de policiais do Batalhão de Choque quanto o midiativista se dirigia para casa de sua mãe para comemorar o próprio aniversário.

Ainda segundo ele, um dos PMs acessava indevidamente o telefone celular de um dos rapazes quando Raull Santiago resolveu transmitir a ação através de seu perfil no Twitter.

O vídeo mostra o momento em que um outro PM vem em sua direção, solicita o documento de identidade e ao perceber que está sendo filmado o agride, tomando seu aparelho celular e interrompendo violentamente a transmissão ao vivo.

Santiago foi conduzido para a 21° DP de Bonsucesso, onde o caso foi registrado.