As mulheres vem com tudo para a Bienal

Créditos - Reprodução

Há 50, 40 anos atrás, não se imaginava que as mulheres teriam destaque em alguns campos da sociedade, seja ele no meio acadêmico ou no mercado de trabalho. Mas essa igualdade infelizmente não chegou (AINDA), e as mulheres continuam lutando pelo seu espaço. No mundo da leitura não é diferente. Apesar do primeiro livro escrito por uma mulher ter sido escrito em 1859 (“Ursula”, de Maria Firmina dos Reis [1825-1917]), não temos muitos relatos de grandes escritoras no século XX. Porém, no fim do mesmo século e no atual momento, as mulheres tem dominado o mundo dos livros.

Na Bienal do livro, as mulheres terão seu espaço também, e com autoridade chegam para palestrar sobre diversos temas. E pela Bienal, acontecerá debates com escritoras de todos os lugares do Brasil, que irão expor suas obras, comentar sobre grandes autores, ou falar de temas pertinentes.

Hoje, podemos Destacar a palestra “Escrever para empoderar”, que fala de como o universo da leitura pode mudar o comportamento feminino, fazendo com que a mulher se empodere e mostre como ela é, como ela escreve e como ela lê. Nessa, terá a presença da cantora Lellêzinha, e será mediada pela escritora Ana Paula Lisboa, que é mulher, negra, favelada, carioca e coordenadora de vários projetos que integram jovens a realidade de suas localidades. Essa palestra será na Arena #SEMFILTRO, que se encontra no Pavilhão verde do Riocentro,as 17hs.

Alem dessa palestra, muitas outras estarão acontecendo na Bienal. Veja algumas delas.

Pequenas Empresas, Grandes Negócios
Arena #SEMFILTRO (Pavilhão Verde) – 03/09 (terça-feira) – 19h
Convidados: Akapoeta, Marianna Araújo, Cidinha da Silva e Giovana Xavier
Mediadora: Ana Paula Lisboa
A literatura nos dias de hoje, como pequenas grandes editoras, coleções para militâncias e livros de poesias vendidos em pílulas pelo instagram.

Muito Além da Música
Café Literário (Pavilhão Azul) – 04/09 (quarta-feira) – 19h
Convidados: Martinho da Vila e Elza Soares
Mediador: Zeca Camargo
Política, racismo, feminismo, violência e literatura serão alguns dos temas que estarão presentes nesse encontro entre esses dois gigantes da música brasileira.

Autores Sem Fonteiras
Arena #SEMFILTRO (Pavilhão Verde) – 06/09 (sexta-feira) – 15h
Convidadas: Pam Gonçalves, Clara Alves, Ray Tavares e Lucy Vargas
Mediadora: Taty Leite
Fala sobre mulheres empreendedoras, que usaram a internet para poder abrir diálogos com o público e lançarem suas histórias.

Padrão de Beleza
Arena #SEMFILTRO (Pavilhão Verde) – 06/09 (sexta-feira) – 17h
Convidadas: Mariana Xavier, Alexandra Gurgel, Carla Lemos e Luiza Brasil
Mediadora: Claudia Sardinha
Fala sobre o padrão de beleza imposto pela sociedade de modo geral e nos faz uma pergunta: como a militãncia (real e virtual) pode contribuir para a flexibilização desse padrão?

Feminismo x Machismo
Arena #SEMFILTRO (Pavilhão Verde) – 07/09 (sábado) – 11h
Convidados: Ellora, Mel Duarte e Spartakus
Mediadora: Claudia Sardinha
Idealizada para ser uma mesa que discuta o lugar da mulher e do homem na sociedade atual.

Corajosas Sim, Perfeitas Não
Encontro com Autores (Pavilhão Verde) – 07/09 (sábado) – 13h
Convidadas: Reshma Saujani e Alexandra Gurgel
Debate sobre a pressão que a sociedade impõe para que a mulher tenha a perfeição e mostra como podem vencer essa barreira para conquistar seus sonhos.