Artistas se unem para mostrar a influência do afrobeats nas produções musicais

Zamba, Rafa Chagas, Shuna e Yan Cloud - créditos - divulgação

Zamba conta com a colaboração dos soteropolitanos Rafa Chagas e Yan Cloud e do carioca Shuna do duo YOÙN, na produção da música “PAM PAM PAM”. A faixa tem elementos afrobeats e afro-urbanos contemporâneos e acentua a conexão sonora entre Bahia e Rio de Janeiro, consolidando-se como um marco na trajetória musical dessas regiões.

A canção tem elementos dos movimentos contemporâneos, além do toque característico da baianidade. Produzido pelo produtor baiano Bruno Zambelli, conhecido como Zamba, o single destaca a crescente influência do afrobeats na produção musical do estado nordestino.

A música já está disponível nas principais plataformas de streaming.

A união de artistas de diferentes gêneros e cidades é uma marca da produção musical contemporânea. Shuna, representante do duo YOÙN, traz sua contribuição à música, destacando a conexão entre os cariocas e baianos.

As percussões, são elementos marcantes no gênero para embalar as estações mais quentes do ano. “Trouxemos essas referências percussivas, que é importante, que fez com que a música fosse romântica e caliente, quente, né? Então ela tem uma energia bem solar, bem verão. Acredito que vai embalar, vai ser muito ouvida no verão e em outras estações do ano”, explica Rafa Chagas.

Apesar de ainda estar em estágio inicial no Brasil, o afrobeats já começa a conquistar seu espaço, e “PAM PAM PAM” busca posicionar os artistas envolvidos nesse mercado em ascensão. “Essa faixa para mim é uma forma da gente se posicionar aqui na Bahia como artistas em uma cena mundial que tá rolando com o afrobeats, né?”, destaca Zamba, referindo-se a importância de posicionamento na cena mundial do afrobeats

CAPA_SINGLE_MAIRA_MOURA

O artista Yan Cloud ressalta a necessidade de trazer uma linguagem moderna para essa expressão musical que já possui raízes na cultura brasileira. “Eu acho que fazer parte do movimento é meio que passar a palavra à frente, né? É aquele rolê do ubuntu, “eu sou porque nós somos” e a galera já faz a onda. Tipo Ilê Aiyê, Olodum, Lazzo Matumbi, essa galera toda que veio do afrobeats, do samba-reggae. É dar continuidade, trazer uma linguagem mais moderna para uma coisa que já existia, mistura outras referências”.

Rafa Chagas, Yan Cloud e Shuna já são artistas que se comunicam com essa linguagem de música preta, do afrobeats e tal, e por um acaso do destino vejo eles como representantes dessa cena.  E essa música é para falar isso, dar uma inaugurada nesta cena, de certa forma, a do Afrobeats Bahia”, complementa o Zamba.

O quarteto também lançou um clipe para acompanhar o novo single. Confira Aqui!

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagramhttps://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebookhttps://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitterhttps://twitter.com/noticiasfavelas