Artistas LGBTQIA+ Potiguares são homenageados em Natal

Artistas do Rio Grande do Norte, fizeram uma homenagem no Teatro Alberto Maranhão (teatro mais antigo do estado), ao bailarino, figurinista e transformista Zezo, sinônimo da arte potiguar, que foi assassinado ao 62 anos, em outubro de 2018

A cerimônia aconteceu na última segunda-feira, 26, na abertura da semana do Orgulho LGBTQIA+.

A atividade foi promovida pelo Governo do estado do Rio Grande do Norte, através da Coordenação da Diversidade Sexual e de Gênero em parceria com a Fundação José Augusto.

A premiação aos presentes tinha um troféu com imagem que homenageava o artista Zezo. 

Crédito foto: Evaldo Gomes

 

Sinônimo do teatro potiguar, Zezo tinha mais de 40 anos de carreira, que se confunde com a história do teatro norte-riograndense. Foi um dos precursores do Teatro Revista no RN, que atingiu seu ápice no Brasil nos anos 1940 e 1950. 

Em 2008, iniciou sua turnê “Cabaret”. Um musical que remetia a leitura dos Teatro de Revista e voltas no tempo dos cafés-teatros. Foi um grande ativista do movimento LBGTQIA+ em Natal e em sua residência acolhia e orientava diversos outros artistas que tinham Zezo como um grande líder. 

Olissassì

 

 

Artigo anteriorQuilombo Alto do Tororó realiza festa dos Pescadores e Marisqueiras
Próximo artigoReunião na UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Doté Olissassì
Graduado em Pedagogia, Pós-graduado em Gestão Pública Ambiental, Roteirista, Produtor Cultural, Comunicador e Consultor de Projetos. Autoridade Tradicional (Doté) da Fraternidade de Matriz Africana S'aganmà Zùn, Povo Tradicional de Matriz Africana Jeje Mahi. Coordenador Geral do escritório da Associação Mundial Naziafah no Brasil, Coordenador Nacional de Articulação Política do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana - FONSANPOTMA, Coordenador de Comunicação da Teia Nacional Legislativa em defesa dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, Dirigente do Núcleo Nacional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana do Partido dos Trabalhadores, Conselheiro Fiscal da Cooperativa dos Povos Tradicionais de Matriz Africana - COOPTMA, membro do Movimento Negro Unificado - MNU-RN, Coordenador Estadual do Setorial de Segurança Alimentar do PT-RN, Conselheiro Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais do Ministério do Meio Ambiente, Conselheiro Nacional de Igualdade Racial do Ministério da Igualdade Racial, Consultor de Projetos da Associação Multicultural Azumatar, Consultor Pedagógico da Antropos Consultoria Socioambiental, um dos autores do Livro Negritude Potiguar e Colaborador da Agência de Notícias das Favelas - ANF.