APA Jenipabú inicia inscrições para novo biênio do Conselho Gestor da Unidade de Conservação

Contribuindo para a preservação desse importante patrimônio ambiental. O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do estado do Rio Grande do Norte – IDEMA-RN, justamente com a Gestão da Área de Proteção Ambiental Jenipabú – APAJ iniciou as inscrições para o novo biênio do Conselho Gestor da Unidade de Conservação.

As inscrições para a eleição de representantes dos setores e Entidades Não Governamentais no Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Jenipabu são renovadas a cada dois anos.

Os interessados devem efetuar sua inscrição no horário das 8h às 12h e das 13h às 16h, na sede do Ecoposto da APA Jenipabu, localizado na Rua da Lagoa, s/n, Jenipabu, em Extremoz.

Além disso, as inscrições podem ser realizadas na sede do IDEMA, no setor do Núcleo de Gestão de Unidades de Conservação (NUC), ou por meio eletrônico, enviando para o e-mail apajenipabu@idema.rn.gov.br. Mais informações pelo telefone (84) 3113-6144.

A Área de Proteção Ambiental Jenipabú foi criada através do  Decreto Estadual nº 12.620 de 17 de maio de 1995, com o objetivo de ordenar o uso, proteger e preservar os ecossistemas de praias mata atlântica e manguezal, lagoas, rios e demais recursos hídricos, dunas e espécies vegetais e animais presente nos municípios de Natal e Extremoz. Com uma área de 1.881 hectares, a APA Jenipabú, assegura a preservação ambiental de uma área de tabuleiros, dunas, bem como o importante Complexo Dunar de Jenipabú, região com intensa atividade turística.

Conselho Gestor

A Área de Proteção Ambiental Jenipabu – APAJ é também composto por um Conselho Gestor. Este colegiado foi instituído através do Decreto Estadual nº 19.139 de 05 de julho de 2006.

O mesmo é composto por IDEMA, SETUR, Representante do segmento das empresas de hospedagens e de alimentação, Representante dos prestadores de serviços de passeios de bugre, Representantes de entidades de moradores das comunidades de Natal e Extremoz, inseridas na APA e em seu entorno imediato, Representantes de entidades ambientalistas sediadas em cada município, Prefeituras dos municípios de Extremoz e Natal, Câmara de Vereadores dos municípios de Extremoz e Natal, IBAMA, SPU e Duas entidades de ensino e pesquisa que desenvolvam atividades na área da APAJ. Possuímos ainda o Regimento Interno do Conselho Gestor da APA Jenipabu, que tem como objetivos: definir as diretrizes para o planejamento da gestão da APAJ, em consonância com o Sistema Nacional e Estadual de Unidades de Conservação, a legislação que trata da Política Estadual de Meio Ambiente e o que estabelece o Decreto nº 12.620, de 17 de maio de 1995, de sua criação, definir metodologias e procedimentos para implementação das diretrizes, articular, apoiar, divulgar fontes de recursos que viabilizem a gestão da APAJ, estimular a sensibilização ecológica, a proteção e a conservação do patrimônio natural e recursos ambientais da APAJ e estabelecer prioridades e acompanhar as ações de implantação, manutenção, preservação, proteção e conservação da APAJ, visando harmonizar o desenvolvimento local com a proteção dos atributos naturais e a conservação dos valores culturais.


📄🖥️ Confira os critérios para participar em http://www.idema.rn.gov.br

Artigo anteriorMarco Zero recebe ato em defesa da educação federal de Pernambuco
Próximo artigoShow Hip Hop Ancestralidade acontece no Pelourinho
Doté Olissassì
Graduado em Pedagogia, Pós-graduado em Gestão Pública Ambiental, Roteirista, Produtor Cultural, Comunicador e Consultor de Projetos. Autoridade Tradicional (Doté) da Fraternidade de Matriz Africana S'aganmà Zùn, Povo Tradicional de Matriz Africana Jeje Mahi. Coordenador Geral do escritório da Associação Mundial Naziafah no Brasil, Coordenador Nacional de Articulação Política do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana - FONSANPOTMA, Coordenador de Comunicação da Teia Nacional Legislativa em defesa dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, Dirigente do Núcleo Nacional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana do Partido dos Trabalhadores, Conselheiro Fiscal da Cooperativa dos Povos Tradicionais de Matriz Africana - COOPTMA, membro do Movimento Negro Unificado - MNU-RN, Coordenador Estadual do Setorial de Segurança Alimentar do PT-RN, Conselheiro Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais do Ministério do Meio Ambiente, Conselheiro Nacional de Igualdade Racial do Ministério da Igualdade Racial, Consultor de Projetos da Associação Multicultural Azumatar, Consultor Pedagógico da Antropos Consultoria Socioambiental, um dos autores do Livro Negritude Potiguar e Colaborador da Agência de Notícias das Favelas - ANF.