ANF 20 anos: comunicação comunitária é premiada em evento realizado pela Agência de Notícias das Favelas

Foto: Bruno Itan

No dia 8 de janeiro de 2001, nascia a Agência de Notícias das Favelas (ANF). Ao longo desses 20 anos atuando em pról da comunicação comunitária e informando com e para a favela, a ANF passou por diversas realizações. Durante esta semana de aniversário da primeira agência de notícias de favelas do mundo, vamos relembrar algumas das ações protagonizadas pela ANF.

Prêmio ANF de Jornalismo

Em 2019, com o intuito de elevar jornalistas e comunicadores comunitários, a ANF realizou o Prêmio ANF de Jornalismo. O evento contou com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Tools Strategy, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS) e ANF Produções, com apoio da Approach Comunicação.

A entrega do Prêmio ANF de Jornalismo aconteceu no dia 13 de novembro, no Teatro Municipal Gonzaguinha, no Centro do Rio de Janeiro. A noite contou com a presença de comunicadores comunitários, jornalistas, artistas e ativistas, para acompanhar a entrega dos prêmios, debate e show musical.

A abertura do evento aconteceu com Ivana Bentes, Adair Rocha e Gizele Martins no debate “A importância da comunicação comunitária ante a narrativa de ódio e fake news para a contemporaneidade”. Após foi dado início a entrega dos prêmios nas categorias: Educação, Cultura e Direitos Humanos; além dos dois veículos de comunicação comunitária mais votados pelo público. Ao final, o sambista Pipa Vieira se apresentou com participação de Macário, na realização da performance “Corpo Preto, Movimento”.

Indicados e vencedores de cada categoria:

Cultura

“Fael Tujaviu, fruto da favela” – Davi Ferreira
“Pega a visão da cria do Turano” – Carla Regina Aguiar dos Santos (vencedora)

Educação

“O papel do pré-vestibular popular no acesso ao ensino superior (e lista de cursos no Rio)” – Thaís Cavalcante
“Exu nas escolas: CIEP mostra como cumprir a lei do Ensino Afro-Brasileiro” – Leonne Gabriel Azevedo Santos (vencedor)

Segurança e Direitos Humanos

“Marcas que não são de fuzil: 25 anos depois da Chacina de Vigário Geral” – Leonne Gabriel Azevedo Santos
“Ações da intervenção federal poderão afetar escolas a longo prazo no Rio” – Michel Silva (vencedor)

Veículos de comunicação comunitária

Rasta Comunicação
Guia Favela (vencedor)
Agência Narra
Rocinha em Foco

Leia mais: ANF 20 anos: 1º Encontro Latino-Americano de Comunicação Comunitária