Alunos da rede pública têm a oportunidade vivenciar o mundo das startups

ONG Junior Achievement abre inscrições do programa JA Startup, que possibilita a aprendizagem da metologia baseada no mindset de empresas como Uber e Facebook.

  Entre os dias 18 e 25 de março, a Junior Achievement do Rio de Janeiro, receberá inscrições para a segunda edição do programa JA Startup. O programa, que proporciona ao jovem estudante o desafio de criar seu próprio projeto de startup, terá início no dia 08 de abril, com duração de oito encontros incluindo o demoday, quando os alunos apresentarão seus projetos a uma banca examinadora, concorrendo a prêmios disponibilizados pelos apoiadores e tendo chances futuras de tornar seu projeto real. Serão 35 vagas livres e gratuitas para estudantes do Ensino Médio da rede pública.

  A JA — instituição voltada para a educação empreendedora, tecnológica e de inovação — desenvolveu junto com a StartSe — maior plataforma de startups do Brasil —, um programa que utiliza a metodologia adotada pelas grandes startups mundiais, sediadas no Vale do Silício. A iniciativa desta vez conta com o patrocínio e o apoio de voluntários da Dell – multinacional no ramo de hardware de computadores – além da infraestrutura do maior espaço colaborativo de trabalho no centro da cidade, o WeWork.

  O Bike in Box — um aplicativo que pretende gerenciar compras e entregas via bicicleta no comercio local, por exemplo, foi desenvolvido por um grupo de alunos da Faetec de Santa Cruz durante a última edição do programa, no ano passado. Este ano o projeto começou a ganhar sinais de existência concreta mesmo depois de uma primeira experiência não tão bem-sucedida no demoday. Atualmente estão entre os finalistas do Startup Rio 2019, edital de financiamento da Faperj – Fundação de pesquisa do Rio de Janeiro, com grandes chances de levarem a premiação.