ALERJ RECEBE MOSTRA SOBRE A HISTÓRIA DO CARNAVAL CARIOCA

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) já está em ritmo de carnaval. Ao som do Cordão da Bola Preta, que abriu a festa nas escadarias da Alerj, foi inaugurada nesta quinta-feira (02/02), no Salão Nobre do Palácio Tiradentes, a exposição “Abre Alas”. A mostra, realizada em parceria com a Agência O Globo, reúne fotografias e uma seleção de marchinhas que traçam um painel da história do carnaval carioca dos anos 30 até os dias de hoje.

As 32 fotos que compõem a exposição formam um mosaico de imagens dos foliões, dos blocos, dos ranchos e dos cordões que deram origem aos festejos carnavalescos. “Abrir o Palácio Tiradentes para as atividades culturais é abrir um canal com a população. O Rio tem uma característica hospitaleira, de quem sabe oferecer felicidade. E o carnaval é a tradução desse espírito”, destacou o presidente da Alerj, deputado Paulo Melo (PMDB).

O objetivo da exposição é revelar aspectos do carnaval que não estão associados aos desfiles das escolas de samba. Por esta razão, explica a gerente da Agência O Globo, Flávia Campuzano, o foco foi o carnaval de rua. “A mais autêntica das manifestações carnavalesca é o carnaval de rua. Traçamos um painel histórico da festa. A beleza das fotos casou perfeitamente com o ambiente do Palácio Tiradentes, que é um novo espaço cultural da cidade”.

Para o presidente do Cordão da Bola Preta, Pedro Ernesto, a mostra apenas evidencia a revitalização do carnaval de rua do Rio de Janeiro. “A exposição tem um papel fundamental nesse momento em que o carnaval de rua vive um novo auge, pois é o carnaval tradicional, do povo. Ele voltou a crescer de 2000 pra cá, e acho que cresce mais. O Bola, com seus 93 anos, é o maior exemplo dessa perseverança”, atestou.

A mostra apresenta a história do carnaval em dois momentos. No primeiro, 14 painéis expõem as imagens em preto e branco do período compreendido entre 1930 a 1980. No segundo, uma apresentação em slideshow foca o carnaval de rua dos anos 90 até os dias de hoje. O público também poderá ouvir marchinhas através de aparelhos eletrônicos MP3. Estiveram presentes na abertura os deputados Tutuca (PSB) e Roberto Henriques (PSD).

O Salão Nobre do Palácio Tiradentes fica na Rua Dom Manuel, s/nº, Centro do Rio. A exposição “Abre Alas” pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 10 às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12 às 17h. O acesso para cadeirantes é pela Rua Dom Manuel, s/n°, pela Praça XV. A mostra fica na Alerj até 31 de março.

Fonte: Comunicação ALERJ – Texto de Marcus Alencar