Aldeias Infantis abre inscrições para curso gratuito de inclusão digital

Crédito: Aldeias Infantis SOS

A Aldeias Infantis SOS está com inscrições abertas, até o dia 10, para o curso gratuito de Empoderamento Digital, com financiamento do Instituto Dadivar e metodologia da Recode. O curso visa à inclusão digital de jovens entre 15 e 24 anos, que saibam ler e escrever, e tem o objetivo de promover uma maior integração social e ampliação das oportunidades de trabalho, emprego e renda.  As aulas serão realizadas a partir do dia 12 de março, três vezes por semana, com turmas nos turnos da manhã e da tarde, nas unidades da Aldeias Infantis SOS no Itanhangá e em Jacarepaguá. A duração é de três meses. As inscrições devem ser feitas pelo número: 21 2493-2861.

A iniciativa é parte do impacto social gerado pela campanha promovida pelo Instituto Dadivar com a atriz Claudia Raia, em julho de 2017. Entre as ações do Instituto Dadivar, está a promoção de campanhas com personalidades de diferentes áreas de atuação e a realização de experiências entre elas e os doadores sorteados, com vistas a arrecadar fundos que são destinados a projetos e instituições sociais. A Aldeias Infantis SOS foi uma das instituições escolhidas pela atriz Claudia Raia para receber os investimentos dos valores arrecadados com a campanha.

“Uma das propostas deste curso é reprogramar o ambiente em que estamos inseridos através do capital humano. Queremos formar jovens autônomos, conscientes e conectados, que tenham conhecimento e poder pleno da tecnologia, de forma que possam utilizá-la para transformar”, explica o professor da Recode, Carlos Augusto.

“Esse curso é a porta de entrada desses jovens para o mundo digital e poderá mudar a vida deles para sempre. Espero que a parceria com a Aldeias Infantis seja muito longeva”, diz um dos fundadores do Instituto Dadivar, Lucas Fox.

Sobre o Instituto Dadivar: Uma organização sem fins lucrativos, criada para mobilizar empresas, celebridades, investidores e todos os brasileiros que desejam fazer o bem. Fundado em março de 2017, o  instituto tem como objetivo fomentar a cultura da doação não só entre o cidadão comum, mas especialmente entre os grandes influenciadores do Brasil.

Sobre a Recode: uma organização social voltada ao empoderamento digital, que busca formar jovens autônomos, conscientes e conectados, aptos a reprogramar o sistema em que estão inseridos, por meio do uso da tecnologia. A Recode atua em parceria com instituições comunitárias, bibliotecas e escolas públicas para formar multiplicadores, que replicam os programas para o público final. A organização está presente em sete países e nove estados brasileiros e impactou até hoje mais de 1,68 milhão de vidas.

Sobre a Aldeias Infantis SOS: A obra surgiu com o educador Hermann Gmeiner, em Imst, Áustria, com o objetivo inicial de acolher crianças órfãs, vítimas da II Guerra Mundial. Com o passar do tempo o campo de atuação foi ampliado, com programas para famílias, comunidades, defesa de direitos e ações voltadas à saúde e nutrição, centros educacionais e promoção de direitos das mulheres, além do auxílio em emergências. Atualmente, atua em 133 países e territórios.

No Brasil, os serviços são desenvolvidos em 24 programas presentes em 12 estados brasileiros e no Distrito Federal. Os programas são divididos em duas frentes: acolhimento, que conta atualmente com 89 Casas-Lares, e Fortalecimento Familiar e Comunitário, que totaliza 17 projetos.  São atendidas cerca de 4.800 crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.