Academia Livre de Empreendedorismo e Mercado

O combate a crise econômico e social brasileira requer soluções criativa e inovadoras.

A Academia Livre de Empreendedorismo e Mercado (ALEM) tem como propósito promover a Educação Empreendedora e as Tecnologias Sociais como previsto no Novo Marco Legal para Ciência, Tecnologia e Inovação, principalmente, a Portaria 5.109 de 2021 do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) que prevê a educação empreendedora e as tecnologias socais como tecnologias transversais e prioritárias para a promoção da inclusão produtiva e social da população brasileira.

A ACADEMIA LIVRE DE EMPREENDEDORISMO E MERCADO (ALEM) tem por objeto promover a educação empreendedora para nossa população, em todas as suas dimensões, facilitando o acesso das pessoas ao conhecimento e provendo, popularizando e divulgando a Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI). Direitos fundamentais da pessoa humana estão associados aos direito ao desenvolvimento e a inclusão produtiva e social. 

O enfrentamento da crise econômica e social brasileira, assim como a luta pela libertação das pessoas, passa pelo acesso ao conhecimento, igualdade e justiça, combate ao preconceito, violência e todas as formas de opressão.

Neste sentido, é preciso criar condições para que a população, de todas as idades, possam encontrar soluções para os seus problemas e possam concretizar os seus sonhos. Desta forma, a ALEM, enquanto uma plataforma digital de educação, proporcionará as pessoas – sem qualquer custo – uma série de cursos e mentorias voltadas para todas as formas de organização produtiva como: empreendedorismo; associativismo; cooperativismo; entre outras formas de organização para a produção, assim como, discutirá os princiáis aspectos das novas economias: economia solidária; criativa; colaborativa; dos setores populares; verde, azul; laranja; entre outras, facilitando a organização dos projetos.

Nesta mesma perspectiva, a ALEM trará os métodos mais contemporâneos para pensar e organizar seu negócio como: 

  • pesquisa, problema e validação; 
  • design thinking; 
  • trabalhabilidade; 
  • customer development; 
  • métodos ágeis;  
  • OKR e OKPS;
  • Leans Canvas;
  • Pitch (apresentação de curta duração);
  • Business Model Canvas;
  • Aceleração e investimento anjo;
  • Legislação aplicada;
  • Empresa 4.0;
  • Investimentos internacionais;
  • Entre outros.

Ao todo serão 12 (doze) etapas do curso que serão disponibilizadas no canal do YouTube @rochapopciencia, com certificação ao final do processo.

Os participantes do curso terão acesso também a comunidade do projeto e a uma biblioteca digital composta com E-Books sobre Empreendedorismo, na modalidade Recursos Educacionais Abertos (REA). 

Vale dizer que para cada integrante participante do curso e inscrito no canal, será plantada uma árvore como ato simbólico pela preservação da vida e da natureza.

O curso terá início em janeiro de 2023 (curso de verão) com certificação para quem participar de todas as etapas. Até a realização do curso, serão divulgados vídeos semanais como atividade complementar da formação. 

Esta atividade é organizado pela plataforma digital ROCHAPOPCIENCIA em parceria com o Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidades da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Outras parcerias são bem-vindas para fortalecer o projeto.

Venha fazer parte deste processo.

Inscrições:

Para participar do curso em janeiro 2023 basta enviar um Email para rochapopciencia@gmail.com com as seguintes informações:

Nome:

Email para contato:

Celular para contato:

Ideia de negócio:

Inscreva-se no canal do YouTube @rochapopciencia e marque o sininho das notificações para receber todo o conteúdo que será disponibilizado gratuitamente.

As vagas são limitadas aos 100 (cem) melhores projetos, portanto, corra e faça logo sua inscrição.

Coordenação Geral. 

Prof. Dr José Cláudio Rocha

Advogado, economista e professor titular da UNEB

Gestor de projetos sociais PMDPro

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas

 

Artigo anteriorAtivista pernambucana participa da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas
Próximo artigoEncontro vai refletir sobre a fome
Paulo de Almeida Filho
Jornalista, Especialista em Comunicação Comunitária, Mestre em Gestão da Educação, Tecnologias e Redes Sociais - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Editor da Agência de Notícias das Favelas. Pesquisador do CRDH- Centro de Referência e Desenvolvimento em Humanidades - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Professor de Pós Graduação, em Comunicação e Diversidade, na Escola Baiana de Comunicação. Assessor da REDE MIDICOM- Rede das Mídias Comunitárias de Salvador. Membro do Grupo de Pesquisa TIPEMSE - Tecnologias, Inovação Pedagógicas e Mobilização Social pela Educação. Articulado Comunitário do Coletivo de Comunicação Bairro da Paz News. Membro da Frente Baiana pela Democratização da Comunicação. Integrante do Fórum de Saúde das Periferias da Bahia. Membro da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito- Núcleo Bahia. Integrante da Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores Coordenador Social do Conselho de Moradores do Bairro da Paz, EduComunicador e Consultor em Mídias Periféricas.