Abertas 1.250 vagas para o projeto Mulheres da Paz

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) inicia nesta terça-feira, dia 10, a primeira etapa do processo seletivo do projeto Mulheres da Paz. A iniciativa, integrante do Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci), capacitará 1.250 beneficiárias que atuarão como líderes em suas comunidades, visando a identificação e o acompanhamento de 2.500 jovens, com idades entre 15 e 24 anos, envolvidos com o crack, que estejam no cumprimento de medidas socioeducativas, de penas alternativas, dentre outras situações de vulnerabilidade social na cidade do Rio de Janeiro.
As inscrições podem ser realizadas até sexta-feira, dia 13, das 9h às 12h e das 13h às 17h, em pontos localizados nos sete Territórios da Paz, determinados pelo Ministério da Justiça, de acordo com os índices de violência contra mulheres e jovens. Serão 44 comunidades na regiões de Acari, Cidade de Deus, Penha, Santa Cruz, Santa Marta, Senador Camará e Vila Kenedy.
Dentre os critérios de seleção das Mulheres da Paz estão idade mínima de 18 anos, renda familiar até dois salários mínimos, pertencer à comunidade de intervenção do projeto, ter cursado, no mínimo até a 4ª série do ensino fundamental, ou que comprovem sua capacidade de leitura e escrita, e disponibilidade de 12 horas semanais para participar das atividades previstas.
Na 1ª etapa a candidata deverá preencher o formulário de inscrição informando os dados requeridos, apresentação da documentação exigida (Identidade, CPF/M.Faz, Comprovante de residência, duas fotos 3X4) e posterior entrevista com profissional técnico.
As candidatas passarão ainda pelas fases de seleção preliminar e de avaliação final pela banca. Todo o processo seletivo será acompanhado, supervisionado e homologado pela equipe da Subsecretaria de Proteção Social Básica da SMAS.
O curso de formação cidadã abordará temas referentes à ética, direitos humanos, direitos das mulheres, mediação de conflitos e cidadania.
As Mulheres da Paz selecionadas, após aprovadas no primeiro módulo de capacitação/formação cidadã, passarão a receber uma bolsa mensal no valor de R$ 190, durante o período do projeto. Mais informações pelo telefone 1746, a Central de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura do Rio.
Confira abaixo os endereços dos locais de inscrição para o projeto Mulheres da Paz:
Rua Moliere, 208 – Irajá

Rua Edgar Werneck, 1.065 – Cidade de Deus

Rua Taperoá, 308 – Morro do Caracol – Penha

Rua Eduardo Pinto Vilar, s/nº – Conjunto São João XXIII – Santa Cruz

Rua Sorocaba, 595 – Botafogo

Rua Eugênio Paiva, 555 – Senador Camará

Rua Santa Cecília, 984 – Bangu