A semana convoca: é hora de doar sangue!

Campanha do Hemorio divulgada no Twitter da instituição.

Inicia neste domingo a Semana do Doador de 2018. Hoje, 25 de novembro, é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue e os hemocentros de diversas cidades do país realizarão atividades de incentivo à coleta.

A data, definida no dia de aniversário de fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue, serve para informar a população da necessidade e da importância de ser um doador de sangue, além de parabenizar os já voluntários pelo ato. Para o Estado brasileiro, também há uma segunda data de grande incentivo para os doadores: em 14 de junho, celebra-se o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Segundo dados do Hemorio disponibilizados em seu site, é necessária a participação da população para fornecimento dos bancos de sangue do estado. O número total de bolsas de sangue coletadas pela Hemorrede Pública em 2017 esteve bem abaixo do recomendado: foram 182.634, contra a meta de 300.000.

Gráfico divulgado na aba “Indicadores” do site do Hemorio.

No entanto, o índice de doadores em relação à população do estado aumentou no último ano. No ano de 2017, 1,09% dos fluminenses doou sangue, contra 0,97% de 2016. Os indicadores divulgados em 2018 informam também características dos doadores do Rio. Divididos em sexo masculino e feminino, a análise mostra que homens são maioria nas doações (58,50% contra 41,50%). Além disso, o percentual de doação na faixa etária de 18 a 29 anos encontra-se abaixo da meta de 40%; os maiores de 29 representam 61,89% das doações recebidas.

Gráfico retirado da aba “Indicadores” do site oficial do Hemorio.

Assim, você pode participar desta semana doando sangue e divulgando as ações de coleta nos municípios. Para estar apto a doar, é preciso: ter entre 16 e 68 anos; pesar, no mínimo, 50kg e, no máximo, 140kg; não ter Hepatite B ou C, Doença de Chagas, Sífilis, HIV ou HTLV; estar bem de saúde e não estar em jejum.

Algumas situações também impedem provisoriamente a doação. Ter febre, gripe ou resfriado; utilizar alguns medicamentos; ter anemia; ter se submetido a cirurgias ou a extrações dentárias em menos de uma semana. Caso tenha realizado transfusão de sangue ou tenha feito tatuagens e piercings, o impedimento será de um ano. Além disso, a doação de sangue de grávidas e lactantes é proibida pelo Ministério da Saúde.

A semana que inicia pede a sua participação: é hora de doar! O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 8 e abre todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados, sempre das 7h às 18h. De 27 a 30 de novembro, a instituição estará realizando coleta externa na Praça Floriano, na Cinelândia, a partir das 7h.