A Games XP deixa sua marca na edição 2019

Foto: Karen Melo

Tudo o que é bom dura pouco, já diz o ditado popular, na Game XP foram quatro dias de evento, com muita diversão, dança, shows, palestras, campeonatos, e tudo o que se pode ter no mundo dos games.

A Game XP veio em 2019 para ficar e transformar o Rio na capital mundial dos games, o resultado deu super certo, foi um sucesso de público. Teve lotação máxima em todos os quatro dias do evento, um mar de gente tomou o Parque Olímpico, na Barra.

A Game XP em 2019 se tornou algo grandioso, não só pela ampliação do espaço, mas por uma infraestrutura das quais se vê em poucos eventos, como Rock In Rio, e Olimpíadas, por exemplo. E essa infraestrutura se mostra na segurança, no conforto para os espectadores, na facilidade em chegar ao local do evento e a confiança nos brinquedos. Logisticamente, a Game XP também foi um sucesso, não só no transporte como dito anteriormente nesse texto, mas no período de férias escolares.

Foto: Wellington Melo

Sobre as pessoas, você olhava nos locais e desde o bebezinho até o senhor já bem velho, todos aproveitaram para jogar, brincar e curtir. As famílias vieram em peso ao Game XP, pois era um evento para todas as idades. Outro destaque foi a inclusão de deficientes e a mobilidade dada a eles. Ao entrar no parque, já tinha um stand para que, caso quisesse, a pessoa poderia usar um triciclo motorizado, o que facilitava muito o seu acesso ao local. A facilidade para eles acessarem os locais chamava a atenção, pois na nossa cidade, não temos essa facilidade assim para essas pessoas. Para se ter ideia, a acessibilidade foi tão bem trabalhada, que na roda gigante tinha um espaço para os cadeirantes. E todos os jogos do parque tinham auto-descrição, para cegos e pessoas de baixa visão. E na Inova Arena (arena criada para falar de novas tecnologias para games e assuntos sociais que envolvem games), tinha interprete de libras durante todas as palestras feitas.

Falando em brinquedos, esses foram destaques na Game XP, as pessoas queriam mesmo brincar no parque e nos locais de onde estavam os videogames, para isso, ficavam em filas de até três, quatro horas para pode desfrutar de atrações que só poderiam ver ali e naquele momento.  A montanha russa em realidade virtual, a primeira da América Latina foi o maior sucesso do evento, ao lado da roda gigante, foram os locais que mais tiveram filas. Nenhum brinquedo ou atração deixou a desejar, todos, absolutamente todos, eram maravilhosos, sejam pela segurança, ou pela emoção que traziam. Tirolesa, Drop de 40 metros de altura, pista de kart, palco de Just Dance, tudo isso você só poderia ver em um lugar, na Game XP.

Foto: Wellington Melo

A realidade virtual foi um dos pontos mais vistos no evento, muitos stands, e locais tinham diversas representações de jogos usando os óculos de realidade virtual. Os visitantes ficavam maravilhados com o que viram, se sentiam no lugar do personagem, como nos filmes ou nas séries que assistiam. E quem estava vendo do lado de fora ficava ansioso, querendo saber: o que está pessoa está vendo?

Foto: Wellington Melo

No Palco Gênesis, tiveram vários shows, todo mundo se emocionou, cantou e dançou. Vários artistas como Projota, Mano Brown e IZA cantaram seus sucessos para milhares de pessoas, até um concurso de cosplay foi feito no palco durante o último dia de evento. E falando em cosplay, não podemos falar de evento de games, sem mencionar eles, não é? Então, esses artistas animaram o evento com seus trajes bem trabalhados, se aproximando da realidade de seus personagens favoritos dos jogos. Alguns exemplos que vimos lá foram: Naruto, Capitão América, Mulher Maravilha, X-Men e muito outros. Todos fizeram a alegria de todos, que paravam para tirar foto com esses personagens que marcam, ou marcaram suas vidas.

Iza, Projota e Mano Brown (Foto: Wellington Melo)
Foto: Wellington Melo

Nas Arenas, diversos campeonatos com lotação em todos eles, em nenhum momento as Arenas 1, 2 e 3 do Parque Olímpico ficaram vazias. Foram finais de campeonatos brasileiros, tanto masculino e feminino. As mulheres dominaram o mercado de games, elas jogam videogame,  viram cosplay,  entendem de jogos, e joga muito bem. Não existe mais essa de que videogame não pode ser coisa de mulher, essa ideia já morreu faz tempo, e isso não serve só para o mundo dos games, serve para a vida também!

Foto: Wellington Melo

E quem disse que não teve favela na Game XP? Que a Game XP era evento de rico? Quem falou isso, é porque não conhece esse mundo, ou nunca foi ao evento. Muita gente, de várias comunidades do Rio estiveram presentes, tivemos o prazer de conversar e conhecer pessoas de vários bairros da zona norte, como Brás de Pina, Bento Ribeiro, Penha e Rocinha. Favelado também joga, favelado também tem videogame em casa. O favelado pode tudo, e não é porque é de favela, que ele não pode curtir. Ele pode curtir sim, e deve.

Em modo geral, a Game XP deixa um legado muito grande. Em números, foram um total de 95 mil pessoas que passaram no Parque Olímpico e um estudo da Fundação Getúlio Vargas apontou que 10 mil empregos gerados direta, ou indiretamente, gerando um impacto de R$ 82,3 milhões. Já em história, a Game entra no hall de eventos certos e de sucesso da cidade do Rio de Janeiro, e se junta a outros, como Bienal do Livro, Rock In Rio, e o Carnaval.

Não perca, porque ano que vem será melhor do que em 2019, e se você foi nesse ano, vá de novo, pois eventos como esse, merecem ser desfrutados e aproveitados ao máximo. Enquanto 2020 não chega, ficamos as lembranças de 2019 e a ansiedade para que ano que vem chegue logo.