A favela lê sim! E veio para a Bienal mostrar isso

Foto: Wellington Melo

Segundo a 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, os brasileiros leem em média 2,43 livros ao ano, isso é um número muito baixo para um país de 210 milhões de habitantes. O pouco hábito da leitura interfere na forma do aprendizado.

A 19ª edição da Bienal do Livro vai até o dia 08 de setembro no Riocentro. E esse ano tem muita diversidade,  LGBT+, feminismo e favela. E sobre a favela é o que iremos falar nesse post.

O poder público não tem muitas ações que invistam em leitura nas favelas, então os moradores se mobilizam – como sempre – e correm atrás das melhorias, e algumas pessoas acabam se destacando pelos seus trabalhos. Na Bienal teremos algumas dessas personalidades, caso de Otávio Junior e Rafael Procópio.

Otávio Junior, mais conhecido como Livreiro do Alemão tem um projeto de leitura na favela do Complexo do Alemão e no Complexo da Penha, com o objetivo de formar leitores e escritores, ele irá lançar seu livro “Grande Circo Favela” na Bienal, com a participação da escola mirim do Salgueiro.

Otávio Júnior (Foto: Luciano Belford/Agência O Dia)

Rafael Procópio é um Youtuber nascido na Favela do Fumacê, em Realengo. Dono do canal “Matemática Rio”, que tem mais de 1,5 milhão de inscritos no YouTube, Rafael ensina matemática para todos, fazendo a aproximação entre favela e asfalto, e com esse trabalho ele conseguiu chegar até o Vaticano para encontrar o Papa Francisco. Ele irá divulgar seu livro “Sou Péssimo em Matemática” na Bienal.

Rafael Procópio (Foto: Luciano Belford/Agência O Dia)

Exemplos como esses, e outros, servem para mostrar que os moradores de favelas do Rio podem sim, chegar longe mesmo com a ineficiência do estado e outros problemas da sociedade, sabe por quê? Por que o morador de favela corre atrás do seu, e batalha para conquistar seus sonhos, e projetos como esses os motivam para que um dia eles possam ser realizados e depois ajudar outras pessoas, formando um ciclo do bem.

 

Serviço

Local: Riocento – Avenida Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ
Data: 30 de agosto a 08 de setembro de 2019
Horário de funcionamento: Dias de semana: 09h ás 21h / Sexta-feira: 09h ás 22h / Finais de semana: 10h ás 22h
Valor: R$ 30 (inteira) / R$ 15 (meia)
Compra online: https://www.bienaldolivro.com.br/
Ponto de vendas presencial: Solar de Botafogo (Rua General Polidoro, 180, Botafogo), de terça a domingo, das 15h ás 19h30.