A CHEVRON E AS FAVELAS

 

 

A ANF – Agência de Notícias das Favelas, sempre esteve atenta aos absurdos que surgem no nosso Estado, até por que, quando as favelas são envolvidas diretas ou indiretamente, sua atenção dobra. Só para se ter  idéia, o Rio de Janeiro tem hoje cerca de 2.500 favelas segundo a FAFERJ – Federação das Associações de Moradores das Favelas do Estado do Rio de Janeiro. A preocupação no momento é a empresa Chevron Brasil Home, responsável pelas perfurações na procura de petróleo na Bacia de Campos. O próprio presidente da Chevron no Brasil, Charles Buck, disse no dia 18/11/2011, que a empresa teve culpa pelo vazamento de óleo por não aplicar técnicas adequadas de cimentação do revestimento da coluna de perfuração.

Esta afirmação foi publicada por Brizola Neto em seu blog.

Para todos aqueles que defendem cidadania para as favelas, o tema em destaque é de suma relevância, pois em Macaé 17,5% da população vivem em favelas, enquanto que Cabo Frio tem um percentual  ainda maior. Destaque para favela do Jacaré com 8.384 moradores. Curioso é que o nome sugestiona a nossa grande Jacarezinho com mais de 60 mil habitantes. Segundo relatos, afirmam que alguns moradores do Jacarezinho são seus fundadores.

O fato é que muitas famílias da região vivem da pesca, e que com esse vazamento criminoso a sobrevivência destas pessoas está ameaçada.

A preocupação do vereador Brizola Neto em pedir repúdio contra a Chevron vai ao encontro do clamor de todos os trabalhadores daquela região, além de atender a angústia do povo carioca, ameaçado em ter  suas praias poluídas.

Rumba Gabriel

Fundador do Movimento Popular de Favelas

Artigo anteriorRACISMO NUNCA MAIS
Próximo artigoCurso sobre Favelas na PUC
Rumba Gabriel
Nome: Antonio Carlos Frerreira Gabriel nasc. em 03 .07 Carioca RJ Rumba Gabriel Rumba era meu pai, compositor e parceiro de Nelson Cavaquinho, Cartola entre outros, dançava muito e bastante boêmio. Todos tinham apelidos. Meu pai era rumba porque dançava muito gafieira, logo ganhou o seu. E eu herdei. Sou jornalista, teologo, compositor da Mangueira e presidente da Esc. Samba Jacarezinho, escritor e poeta. flamenguista e adora uma feijoada, quem quiser pode me convidar.