A Banda Mais Bonita da Cidade sobe a favela

Aconteceu nesse domingo, dia 25 de novembro, no Santa Marta! A “Banda Mais Bonita da Cidade”, originária de Curitiba, de passagem Rio para realizar dois shows no Espaço Furnas, subiu o morro durante a tarde para realizar um “pocket show” especial ma quadra do Mickael Jackson.
“Na verdade, essa apresentação veio como a contrapartida de um edital”, explica Uyara Torrente, vocalista da banda. “Mas a gente não queria que fosse apenas algo para cumprir um protocolo. A gente queria ter essa vivência mesmo.”

O evento foi organizado em parceria com a ONG Atitude Social, que atua na comunidade há 15 anos. E mais do que uma simples apresentação, ele permitiu um rico intercâmbio entre os artistas, os moradores do entorno e os alunos e voluntários do projeto. Tudo começou bem antes do show, com um almoço coletivo vegetariano e uma batucada das crianças na sala de música, enquanto se montava o palco na quadra. E no final do show, os alunos do projeto foram convidados a tocar junto com a banda a última (e famosíssima) música “Oração”.

“A gente tem uma escola de música e sempre tenta trazer as bandas que tocam na cidade, não só para elas conhecerem o morro, mas também para os moradores daqui terem acesso a outro tipo de cultura, para fomentar essa troca incrível que aconteceu hoje”, conta Leslie Figueiredo, gerente da ONG. “Esses encontros são importantes para a paz, mesmo. E o mais interessante costuma ser o retorno dos próprios artistas que vêm pra cá, quando nos dizem que nessa troca, eles recebem mais do que dão.”

Essa primeira visita ao Santa Marta também deixará boas lembranças para os integrantes da Banda Mais Bonita, que com certeza saíram de lá com uma visão da favela bem diferente do que é passado pela grande mídia. Uyara confirma: “Eu realmente eu não tenho TV há muitos anos, mas em geral, a gente recebe as notícias da pior maneira possível sobre favela. Só se fala coisa ruim, só fala coisa que dá medo. Mas quando você chega, você vê que não é isso. Tem outras coisas, tantas cores, tanta alegria! É lindo!”