Nesta quinta-feira, 10, foi confirmado pelo Ministério da Saúde, o primeiro caso de reinfecção pela Covid-19. A paciente é uma médica de 37 anos que mora em Natal e trabalha também na Paraíba.
Ela foi infectada por duas linhagens diferentes do vírus, a primeira em junho e a segunda, em outubro. A identificação foi feita através da metodologia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) por sequenciamento genético.
Em 23 de outubro, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do RN (CIEVS-RN) recebeu a notificação sobre a suspeita, desde então o caso vinha sendo investigado.
A primeira infecção da paciente, aconteceu em junho. Após apresentar um quadro de síndrome gripal (cefaleia, dor abdominal e coriza) no dia 17, a paciente realizou o exame RT-PCR na Paraíba em 23 de junho.
Depois de recuperada, os novos sintomas surgiram em 11 de outubro. Entre os sintomas, estavam astenia (sensação de fraqueza), mialgia (dor muscular), cefaleia frontal (dor de cabeça) e distúrbios gustativos e olfativos (ausências de olfato e/ou paladar).
Segundo a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte, outros cinco casos estão sobre investigação e que existe um protocolo para investigação de possíveis casos de reinfecção desde o dia 20 de outubro.
Leia mais: Salvador amplia medidas sanitárias para conter o avanço da Covid-19
Organizações realizam testes gratuitos de Covid-19 nas favelas do Rio