Com o intuito de reduzir os efeitos das tragédias provocadas pela chuva na Região Serrana, a defesa Civil vai ocupar permanentemente as comunindades em áreas de riso. A corporação vai instalar 42 Unidades de Proteção Civil (UPC) em 49 comunidades dos municípios de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Bom Jardim. Este processo está em fase de licitação.
As UPCs funcionarão 24 horas por dia, com agentes comunitários qualificados pela Defesa Civil. Esses funcionários, além de responsáveis por monitorar o recebimento de alertas de risco, vão realizar treinamentos com os moradores e, em caso de enchentes ou desmoronamentos, ajudarão a evacuar a área. Este modelo será pioneiro no Brasil de Gestão de Risco e Preparação Comunitária, que será coordenado pelo Departamento Geral de Defesa Civil do Estado (DGDEC).
Com módulos semelhantes aos das UPAs, as unidades permitirão que as informações técnicas, alertas, alarmes e protocolos de desocupação sejam repassados diretamente para as comunidades onde foram instalados o Sistema de Alerta e Alarme por Sirenes. Elas não substituirão o sistema de alerta por SMS, pelo contrário, este sistema busca complementar o alerta por mensagem, que será intensificado, ganhando mais efetividade e difusão.
Fonte: http://www.rj.gov.br/web/imprensa/exibeconteudo?article-id=1326957