De olho na Taça das Favelas

A Taça está quase voltando. Créditos: repdrodução da internet

Sabemos que a temporada de 2018 do futebol profissional no Brasil está em sua reta final. Faltam poucos jogos para acabar o Campeonato Brasileiro, e os clubes já começam a preparação para 2019. Entretanto, sabemos que, por aqui, o futebol respira em ambientes que vão muito além das principais divisões profissionais. E não falamos apenas de torneios amadores ou de futebol júnior.

Todo começo de ano é marcado pela Taça das Favelas, e nós precisamos falar dela, obviamente. A competição organizada pela Cufa (Central Única das Favelas), criada em 2012, já se consolidou como um grande instrumento de inclusão social, e uma oportunidade preciosa para os jovens das principais comunidades do Rio de Janeiro demonstrarem seus talentos em campo. As histórias das grandes lendas do futebol nacional sempre são marcadas por um início humilde, no chamado “terrão”, o campo da várzea, da rua. Além disso, a Taça ainda ajuda a reforçar a identidade das comunidades e seus habitantes através do esporte.

Em sete edições, ela vem sendo um sucesso tão grande no Rio de Janeiro que já se expandiu até para outros estados. Em 2017, o torneio teve sua primeira edição em Minas Gerais, movimentando várias comunidades de Belo Horizonte e tendo o apoio do Clube Atlético Mineiro, gigante do futebol nacional.

Este ano, a Taça também aconteceu no Paraná, contando com comunidades de Curitiba e sua região metropolitana, e tendo apoio do Paraná Clube, time que disputa a primeira divisão do Campeonato Brasileiro.  E, nesse momento, também ocorre a primeira edição da Taça em Sergipe.

Registro da final da última edição. Créditos: reprodução da internet

Bom, enquanto 2019 não chega, vale a pena dar uma relembrada no que aconteceu na última edição por aqui. A Taça das Favelas 2018 foi vencida pela comunidade da Caixa D’Água, de Padre Miguel, tanto na categoria feminina quanto na masculina, nas finais que foram disputadas no estádio de Moça Bonita, em Bangu. As meninas venceram o Corte Oito, que era o então bicampeão. Já os meninos conquistaram ao título ao derrotar a equipe de Vila Aliança, que era a então campeã também.

As finais foram um grande sucesso, e mesmo com o forte calor do bairro da zona oeste, levaram um público maior que o de muitos jogos profissionais do campeonato estadual.

Agora, só nos resta esperar pelo anúncio das datas da Taça das Favelas 2019, e nós da ANF faremos uma cobertura atenciosa de tudo, até a final.